Black Friday: pesquisa revela os interesses do consumidor em 2022

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Imagem: Getty Images

Com a chegada da Black Friday 2022, surge um interesse em entender o que os consumidores estão procurando, pesquisando e levando em conta na hora de realizar uma compra. A informação pode ser bastante utilizada tanto pelas marcas em si quanto por anunciantes em geral, justamente pensando em alavancar as vendas.

Sabendo disso, a plusoft Social, um ferramenta de social listening da Plusoft, levantou menções no Twitter sobre a Black Friday por um mês, de 15 de outubro a 15 de novembro, chegando a 20.951 tweets com as intenções de compra dos usuários e outras informações relevantes.

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Livros e celular lideram

O principal item de interesse são os livros, com 1.699 menções. Desejos sobre títulos específicos, cupons de descontos e ofertas foram os temas recorrentes. Vale comentar que o formato digital foi o que mais apareceu, especialmente envolvendo o Kindle, da Amazon.

Logo atrás vieram os celulares, com 636 menções. Da mesma forma que com os livros, modelos específicos apareceram, mas a preocupação de não cair em tentação com descontos ilusórios também foi bastante citada.

“O celular ainda ocupa lugar de destaque no interesse dos usuários, mas, durante o monitoramento, foi possível notar que a atual situação econômica impactou a lista de compras de muitos brasileiros”, explica Bruno Alves, vice-presidente de inovação, marketing e produtos da Plusoft.

Mais dados sobre a Black Friday

As roupas também apareceram dentre os principais interesses, o que corrobora com outro destaque do levantamento: os marketplaces, em especial Shein, Shopee, Amazon, Extra, Nike, Americanas, Magalu, dentre outras.

A principal, Amazon, teve 1.865 menções, incluindo divulgações de cupons e promoções da marca. Já a Shein apareceu em 281 posts que uniam boas experiências de pós-venda e a intenção de comprar novamente aproveitando os descontos da Black Friday.

A presença das marcas na prévia da data foi reforçada pelos influenciadores, outro ponto analisado pela plusoft Social. Pessoas famosas nas redes sociais apareceram tanto como embaixadores das marcas quanto em ações específicas, compartilhando promoções e cupons de desconto.

“A parceria com influenciadores auxilia as empresas a expandir o alcance de suas ofertas e conversão de vendas”, explica Alves, que complementa: “E esse trabalho ganha ainda mais peso quando a marca contrata esses criadores como representantes da campanha, pois isso torna possível realizar um trabalho mais contínuo com os seguidores dessa pessoa.” 

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