Disney anuncia o retorno de Bob Iger ao cargo de CEO

1 min de leitura
Imagem de: Disney anuncia o retorno de Bob Iger ao cargo de CEO
Imagem: Getty Images/Reprodução

Disney anunciou o retorno imediato de Bob Iger ao cargo de CEO, em um comunicado publicado neste domingo (20). O executivo ocupará o posto de Bob Chapek, que deixa o mais alto cargo da gigante do entretenimento após uma gestão bem criticada.

“É com um incrível sentimento de gratidão e humildade — e, devo admitir, um pouco de espanto — que escrevo para vocês com a notícia que estou voltando para Walt Disney Company como CEO”, escreveu Iger, que esteve à frente da Disney entre 2005 e 2020, em um e-mail enviado aos funcionários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ao deixar o cargo de CEO em 2020, Iger disse que não voltaria à liderança da Disney.Ao deixar o cargo de CEO em 2020, Iger disse que não voltaria à liderança da Disney.Fonte:  Hannah McKay/Reuters 

O retorno de Iger à liderança da Disney ocorre dias após um e-mail vazado indicar que, agora ex-CEO, Bob Chapek planejava realizar cortes na empresa. Supostamente, essa seria uma medida para contornar os altos custos do serviço de streaming Disney+.

Anteriormente, dados financeiros da companhia do Mickey também indicaram ganhos abaixo das expectativas dos analistas. Mesmo com aumento da receita dos parques temáticos, a receita foi menor que o projetado por especialistas.

O comunicado oficial revela que Iger tem um contrato de dois anos e a missão de definir “a direção estratégica para um crescimento renovado”. O CEO também atuará com o conselho da empresa no “desenvolvimento de um sucessor para liderar a marca na conclusão do seu mandado”.

Curta gestão de Bob Chapek foi marcada por desafios e polêmicas.Curta gestão de Bob Chapek foi marcada por desafios e polêmicas.Fonte:  Mario Anzuoni/Reuters 

As polêmicas de Bob Chapek

Bob Chapek assumiu o cargo de presidente-executivo da Disney em fevereiro de 2020. O antigo CEO teve o desafio de liderar a companhia no auge da pandemia de Covid-19, que forçou o fechamento dos parques temáticos e cinemas.

Chapek também esteve atrelado a algumas polêmicas, como a controvérsia sobre o pagamento da atriz Scarlett Johansson após o lançamento de Viúva Negra no Disney+. Para mais, os funcionários ficaram irritados com a falta de posicionamento do executivo em relação à lei “Don’t Say Gay” na Flórida, estado onde está o resort Walt Disney World.

“Agradecemos a Bob Chapek pelos serviços prestados à Disney ao longo da carreira dele, incluindo conduzir a empresa durante os desafios sem precedentes da pandemia”, disse Susan Arnold, presidente do conselho da Disney, em comunicado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.