Como era Bill Gates na escola e faculdade?

3 min de leitura
Imagem de: Como era Bill Gates na escola e faculdade?
Imagem: National Geographic Brasil | Reprodução

Bill Gates, fundador da Microsoft, é um bilionário extremamente conhecido no mundo todo. Seu conhecimento, contribuição e fortuna fazem parte do imaginário de uma geração inteira que cresceu sendo transformada pela internet e pela tecnologia.

Junto de Steve Jobs, são — provavelmente — os maiores nomes da tecnologia no começo dos anos 2000, antes mesmo de conhecermos Elon Musk e tantos outros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A história de criação da Microsoft já foi explorada de forma vasta e completa — muita gente já a conhece. Mas o que talvez mais intriga é o antes dessa transformação. Como era Bill Gates na escola e faculdade? Que papel essa educação teve na trajetória de um dos maiores gênios da computação da história?

Bill Gates na escola

O ensino de base de Bill Gates foi todo desenvolvido em Seattle (Washington), cidade onde ele nasceu e foi criado. Estudou em escolas públicas até a 6ª série, quando por influência dos pais, se transferiu para Lakeside, instituição particular.

Os dois temiam pelo bem-estar do garoto, que tinha um comportamento mais solitário, quase sempre preferindo ficar sozinho, o que poderia torná-lo alvo de bullying.

Bill Gates, apesar de não ter muita certeza sobre a mudança na época, acabou cedendo. Em uma palestra concedida dentro da própria escola em 2005, disse: “[...] eu não tinha muita certeza sobre isso. Naquela época, Lakeside era uma escola só para meninos, onde você usava paletó e gravata, chamava seus professores de "mestre" e ia à capela todas as manhãs. Por um tempo, até pensei em não passar no vestibular.”

“Decidi fazer o melhor que pude na prova e, felizmente, entrei. Agora estou finalmente preparado para dizer o que nenhum filho quer dizer, principalmente em público: "Pai, você e mamãe estavam certos." completou.

Lakeside e Paul Allen

Ou seja, apesar das desconfianças, o ensino de lá parece ter sido um divisor de águas para o bilionário: “Lakeside foi uma das melhores coisas que me aconteceram. Estou feliz por estar aqui para dizer algumas palavras sobre meu tempo aqui [...].

Lakeside SchoolBill Gates e Paul Allen na escola Lakeside

Afinal, foi nesta escola que Bill também deixou algumas notas médias e razoáveis que tinha para trás e começou a focar muito mais, recebendo notas muito melhores. Além disso, teve a oportunidade de se conectar pela primeira vez com alguns computadores e estudar ao lado de Paul Allen — cofundador da Microsoft.

“A experiência e a percepção que Paul Allen e eu ganhamos aqui nos deram a confiança necessária para iniciar uma empresa com base nessa ideia maluca com a qual ninguém mais concordava – que os chips de computador se tornariam tão poderosos que, junto de software, se tornariam uma ferramenta para ser usada em uma mesa em cada casa.“, comentou Gates.

A forma como a computação era tratada dentro de Lakeside — com muito mais liberdade, dando apoio para os alunos aprenderem por si sós, sem limitação de uso — fez toda diferença. Como resultado, Gates diz: “se não houvesse Lakeside, não haveria Microsoft”.

Bill Gates na faculdade

A relação de Bill Gates com a faculdade foi bem diferente da época da escola. Não que ele não tenha apreço pelos momentos que passou em Harvard, mas porque tinha outros planos para si.

Gates entrou em Harvard no ano de 1973 como estudante de Matemática e Direito e sua ascensão dentro da instituição foi rápida. Logo recebeu elogios por desenvolver um algoritmo para resolver um problema sem solução de seu professor.

Como foi mencionado, Gates tinha outros planos para o futuro. Após dois anos de Harvard, fez uma “pausa” nos estudos para fundar sua empresa de software para computadores, a Microsoft, ao lado de seu parceiro Allen.

Time

A ideia inicial era a de que fosse uma pausa. Ele voltaria para os estudos caso seu planejamento não desse certo. Como todos sabemos, ele funcionou muito bem e Bill Gates nunca mais voltou para a faculdade. No entanto, 30 anos depois, ele recebeu o título de doutor honorário.

Assim como Lakeside, o bilionário também nutre certo afeto pelo tempo que passou lá, dizendo em um dos seus discursos que Harvard foi  "uma experiência fenomenal... A vida acadêmica era fascinante. Eu costumava assistir a muitas aulas nas quais nem me inscrevi".

Este é um resumo de como era Bill Gates na escola e faculdade. Apesar da curta passagem na faculdade e de ter alcançado mais oportunidades do que muitos outros jovens, ele reconhece que nem todos têm a mesma chance — especialmente se desistirem da faculdade como ele fez.

Por isso, Bill e sua esposa Melinda são hoje filantropos conhecidos mundialmente por meio da Fundação que leva o nome dos dois. Entre outras ações, a instituição também investe em educação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.