Eleições 2022: existe a possibilidade do 2º turno ser adiado?

2 min de leitura
Imagem de: Eleições 2022: existe a possibilidade do 2º turno ser adiado?
Imagem: TSE

O segundo turno das Eleições 2022 estão se aproximando, mas muita gente está com receio diante de boatos envolvendo o adiamento do pleito. Desde o começo da semana começaram a pipocar rumores de que o segundo turno da votação para presidente – e governadores em alguns estados –, poderia ser realizado apenas dentro de algumas semanas.

Entretanto, embora a data de uma eleição possa mesmo ser adiada, o processo para que isso aconteça é bastante complexo, principalmente se tratando de estarmos às vésperas das eleições.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Hoje o TecMundo explica melhor como funciona o sistema e responde a pergunta que tem tirado o sono de muita gente: o 2º turno será mesmo adiado? Confira!

Afinal, o segundo turno das Eleições de 2022 pode ser adiado?

É praticamente impossível que o Segundo Turno seja adiado. Ainda mais em um período tão próximo, onde urnas já estão sendo enviadas e os colégios/centros eleitorais já estão preparados para recepcionar os eleitores no próximo domingo, dia 30 de outubro.

As Eleições 2022 não serão adiadas e ocorrerão normalmente no próximo domingo (30)As Eleições 2022 não serão adiadas e ocorrerão normalmente no próximo domingo (30)Fonte:  TSE 

Além disso, o procedimento de adiamento da data das eleições não é tão simples. Primeiro, é necessário que haja uma emenda constitucional para que isso aconteça. E, diante do atual cenário, não há nada que dê motivos reais para que isso ocorra até o próximo domingo.

Mesmo assim, para que isso aconteça é necessário haver um motivo de situação extrema ou incontornável. Isso significa que é preciso contatar a impossibilidade dos eleitores comparecerem às seções eleitorais.

Foi o que aconteceu em 2020, onde por conta da pandemia da COVID-19, as eleições municipais foram adiadas para uma data que o índice de internações já era considerado mais baixo do que no ápice da doença.

Em 2020 as eleições municipais foram adiadas em um mês por conta da pandemia de COVID-19Em 2020 as eleições municipais foram adiadas em um mês por conta da pandemia de COVID-19Fonte:  TSE 

Mesmo diante de um cenário tão grave, a proposta de emenda do adiamento passou por um período de votação no Congresso Nacional. O processo foi aprovado nos dois turnos, mas com adiamento apenas três meses da data original das eleições. Vale ressaltar que isso também aconteceu em outros países, como França e Argentina.

Dessa forma, não cabe somente ao TSE adiar Eleições 2022. Mesmo diante de um cenário caótico, a emenda deve ser votada pelo Senado e pela Câmara dos Deputados Federais para ser – ou não – aprovada.

Mesmo que aconteça algo muito grave no país, haveria um longo processo para adiamento das eleiçõesMesmo que aconteça algo muito grave no país, haveria um longo processo para adiamento das eleiçõesFonte:  TSE 

Por isso, mantenha o seu planejamento para o próximo domingo. Pois em todo o Brasil será realizado o Segundo Turno das Eleições Presidenciais, e em alguns estados a votação Eleições para Governador.

Continue de olho aqui no TecMundo para saber as últimas notícias sobre as Eleições 2022, além de assuntos como tecnologia, ciência e entretenimento. Bom voto!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.