Eleições: e-Título pode ser baixado ou atualizado até sábado (29)

1 min de leitura
Imagem de: Eleições: e-Título pode ser baixado ou atualizado até sábado (29)
Imagem: TSE/Divulgação

Os eleitores interessados em utilizar o aplicativo e-Título para votar no segundo turno das Eleições 2022 têm até o próximo sábado (29) para baixar ou atualizar o software. No domingo (30), milhões de pessoas retornam às urnas para escolher o presidente da República e os governadores de alguns estados.

Versão eletrônica do título de eleitor, o app pode ser usado em substituição ao documento impresso, desde que esteja atualizado e com a foto de quem vai votar. Basta apresentá-lo ao mesário na hora da votação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Lançado em 2018, ele conta atualmente com 30 milhões de usuários, conforme as informações referentes ao primeiro turno do pleito, ocorrido no último dia 2, divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Somente neste ano, foram mais de 13 milhões de instalações, colocando-o entre os apps mais baixados do país.

O App e-Título pode substituir o título eleitoral de papel na hora da votação.O App e-Título pode substituir o título eleitoral de papel na hora da votação.Fonte:  Shutterstock 

Apesar dos prazos para baixar e atualizar a plataforma se encerrarem um dia antes do segundo turno, o TSE orienta aos eleitores a não deixar o download e/ou update para a última hora. Com uma grande quantidade de acessos simultâneos ocorrendo, o usuário pode encontrar dificuldades para realizar os procedimentos.

Funções disponíveis

Além da possibilidade de usar o e-Título para votar, o app oferece diversas outras funcionalidades. Por meio dele, você consulta o local de votação, por exemplo, e justifica a ausência às urnas, evitando multas e outras sanções.

Emitir a certidão de quitação eleitoral e o nada consta criminal são outros dos vários serviços disponíveis na plataforma, que é gratuita e pode ser baixada na Google Play Store, caso você tenha um celular Android, ou na App Store, para quem utiliza o iPhone.

Depois de baixá-lo, é necessário informar os dados pessoais e responder a algumas perguntas, cujas respostas serão cruzadas com a base de dados da Justiça Eleitoral. Finalizado o processo, o acesso ao app é validado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.