Há exatamente um ano, o McDonald’s divulgou com grande destaque uma parceria com a IBM com o objetivo de adaptar todos os seus serviços de drive-thru com máquinas equipadas com inteligência artificial. No acordo, a gigante da tecnologia se comprometeu a adquirir o McD Tech Labs.
A ideia é que esses equipamentos processem os pedidos dos clientes em tempo real. A IA é projetada para determinar exatamente o que cada cliente deseja, não importando o grau de complexidade dos pedidos e conseguindo “traduzir” qualquer tipo de solicitação especial.
Em nota à imprensa divulgada na época, o CEO do Mac, Chris Kempczinski, afirmou que o trabalho com a tecnologia originalmente criada pela Apprente havia gerado “benefícios substanciais para clientes e equipes”. Mas, ao conferir os tais benefícios, o usuário Dal (@that_usa_guy) se decepcionou. O vídeo da experiência viralizou no TikTok.
@that_usa_guy FAIL: The new AI ordering system at McDonald's #mcdonalds #AI #artificialintelligence @McDonald’s Corporate ? original sound - Dal JustDal
Sorvete, casquinha e bacon
No primeiro vídeo de teste, com mais de 271 mil visualizações, Dal mostra um pedido feito em uma dessas máquinas de IA para solicitar duas casquinhas de sorvete.
- Leia também: Home office: 114 vagas para trabalho remoto [26/10]
As imagens mostram que a "inteligência" decidiu adicionar, por conta própria, algumas fatias de bacon ao pedido. Mas, o que foi pior, a máquina não deu conta de corrigir o erro, e um funcionário de carne e osso teve fazer o pedido
Entusiasta da tecnologia, Dal visitou outra máquina de IA do McDonald's mais tarde e novamente gravou o atendimento. Dessa vez, a "inteligência" não conseguiu reconhecer que o cliente queria um refrigerante Mountain Dew com o lanche. De novo, a máquina não corrigiu seu erra e uma funcionário teve que assumir o atendimento, ou seja, não dá para amar tudo isso.
@that_usa_guy Trying the McDonald's AI drive thru....Again @McDonald’s Corporate #fail ? original sound - Dal JustDal
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)