'Rainha das criptomoedas' teve ajuda da polícia para fugir do FBI

1 min de leitura
Imagem de: 'Rainha das criptomoedas' teve ajuda da polícia para fugir do FBI
Imagem: OneCoin

Conhecida internacionalmente como “Rainha das Criptomoedas”, Ruja Ignatova fugiu das autoridades policiais em outubro de 2017, após um esquema de pirâmide que simulava moedas virtuais e resultou em uma fraude de US$ 4 bilhões (R$ 21 bilhões). Agora, arquivos vistos pela BBC mostram que ela ficou sabendo da sua ordem de prisão pouco antes de fugir.

Em uma reportagem divulgada na quarta-feira (19), a emissora revelou uma documentação repassada ao seu podcast The Missing Cryptoqueen (algo como “a criptorrainha desaparecida”) do jornalista Jamie Bartlett. Esses arquivos policiais foram entregues a Bartlett por Frank Schneider, um importante assessor de Ignatova que já teve sua extradição solicitada pelo FBI.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Schneider nega, no entanto, que ele tenha obtido essa documentação, mas que recebeu o conteúdo em um cartão de memória diretamente das mãos de Ignatova. Ao examinar os metadados, ele garante que as informações foram passadas para ela por seus próprios contatos na Bulgária.

A (não tão) secreta Operação Satélite

Fonte: FBI/Divulgação.Fonte: FBI/Divulgação.Fonte:  FBI 

Os arquivos policiais fornecidos ao podcast contêm algumas apresentações feitas durante uma reunião realizada na cidade de Haia, na Holanda, no dia 15 de março de 2017. O assunto era a deflagração, pela Europol, da “Operação Satélite”, que prenderia Ruja Ignatova pelo seu esquema fraudulento da criptomoeda OneCoin, que nem usava a blockchain.

Alertada sobre as movimentações policiais possivelmente por algum participante da reunião, Ignatova embarcou em um avião na Bulgária, sete meses depois, com destino à Grécia, e nunca mais foi vista. Na reunião, havia representantes do FBI, Departamento de Justiça e promotoria de Nova York, por parte dos EUA, além de oficiais do Reino Unido, Alemanha, Holand, Dubai e Bulgária.

De acordo com Schneider, que continua negando sua participação no caso, “quando os búlgaros participaram de determinadas reuniões da Europol, ela [Ignatova] levou apenas horas para obter um resumo completo e as atas do que foi dito nesses encontros”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.