Como descartar o lixo eletrônico corretamente

2 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Como descartar o lixo eletrônico corretamente
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Muito provavelmente, você tem em casa uma gaveta repleta de objetos eletrônicos como celulares antigos, fones de ouvido quebrados, pilhas, carregadores e outros objetos parados e sem uso. O acúmulo, muitas vezes, se dá pelo desconhecimento da forma correta de descartar esses itens. 

Segundo a pesquisa Resíduos eletrônicos no Brasil 2021, o Brasil é o 5º maior gerador de resíduos eletrônicos no mundo. Apenas em 2019, mais de 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos foram descartadas no meio ambiente, sendo que menos de 3% passaram por reciclagem — um dado alarmante. Entre os objetos mais descartados estão pilhas e eletroeletrônicos de pequeno porte. 

O descarte incorreto desses materiais é prejudicial à saúde e ao meio ambiente, uma vez que as substâncias tóxicas e os resíduos presentes nesse lixo podem contaminar o solo, a água e até mesmo os alimentos. Além disso, o descarte irregular aumenta o desperdício de recursos naturais, já que os eletrônicos podem ser reciclados e reaproveitados como matéria-prima. 

Comprometida com a sustentabilidade e em construir um futuro melhor para as próximas gerações, a Seguradora Zurich listou algumas dicas para você fazer o descarte responsável de equipamentos eletrônicos parados em casa. 

zurichMais de 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos foram descartadas no meio ambiente sem qualquer tratamento, segundo o relatório Resíduos eletrônicos no Brasil 2021

Mas, antes, vamos entender o que é lixo eletrônico? Existem quatro grupos classificados por cor para facilitar o processo de reciclagem. Anota aí!

  • Linha verde: celulares, computadores, notebooks, tablets, mouses, teclados, impressoras, monitores, fones de ouvido, cabos, pilhas e baterias.
  • Linha marrom: TVs, aparelhos de som e equipamentos de DVD/VHS.
  • Linha azul: eletrodomésticos portáteis em geral, por exemplo torradeiras, aspiradores, batedeiras, secadores de cabelo, ferros elétricos etc.
  • Linha branca: eletrodomésticos de grande porte como geladeiras, máquinas de lavar, fogões, micro-ondas etc. 

Essa classificação ajuda a separar o lixo eletrônico de maneira correta e a encontrar o ponto de descarte com mais facilidade. 

Afinal, onde descartar o lixo eletrônico?

Pontos de descarte Zurich 

A Zurich, preocupada com a sustentabilidade e em impactar positivamente o planeta, disponibiliza o serviço de descarte eletrônico com mais de 200 pontos espalhados pelo Brasil. Em 2021, foram recicladas mais de 1 tonelada de resíduos eletrônicos pela seguradora. A boa notícia é que não é preciso ser cliente Zurich para aproveitar o serviço, qualquer pessoa pode consultar a urna mais próxima e fazer o descarte do material. 

A iniciativa é uma parceria da Zurich com a GM&C, empresa especializada em tratamento e reciclagem de Resíduos de Equipamento Elétrico e Eletrônico (REEEs), responsável pela retirada e pelo tratamento dos resíduos depositados nas urnas.

Caso você não encontre nenhum ponto próximo, basta entrar em contato com a Central de Atendimento da Zurich pelo telefone 4020 4848, anotar o código fornecido e levar o item a ser descartado em uma agência dos Correios de sua escolha. 

Sentiu interesse? Localize o ponto de descarte mais próximo de você e destine corretamente o seu lixo eletrônico. 

Uma segunda alternativa é fazer o descarte direto com o fabricante. Marcas como Samsung, Apple, Motorola, LG, Sony, Acer, HP e outras contam com pontos de coletas localizados nas assistências autorizadas e em algumas lojas. Programe uma ida a esses locais para fazer o descarte consciente e correto de equipamentos.

Importante: não desmonte os eletroeletrônicos e não tire a bateria de lítio de dentro de celulares e notebooks. Os produtos devem estar inteiros para o descarte. Já as pilhas, basta descartá-las soltas em qualquer ponto de coleta de pilhas ou eletrônicos

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.