Anatel antecipa limpeza de frequências para 5G chegar a mais cidades

1 min de leitura
Imagem de: Anatel antecipa limpeza de frequências para 5G chegar a mais cidades
Imagem: Shutterstock

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou na terça-feira (11) uma medida que poderá, na prática, antecipar a ativação do 5G puro em cidades menores próximas a grandes municípios. O grupo da agência reguladora que implementa o serviço (GAISPI) decidiu antecipar a chamada “limpeza de frequências” para todas as regiões metropolitanas e entorno de cidades grandes.

Já presente em todas as capitais do Brasil, o 5G puro funciona na frequência de 3,5 Ghz. De acordo com o cronograma oficial da Anatel, a tecnologia deve chegar às cidades com mais de 500 mil habitantes a partir de 1º de janeiro de 2023 e nas cidades menores, aos poucos, até 2029.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No entanto, com a antecipação anunciada, o 5G puro, que fornece a tecnologia sem depender das antenas utilizadas no sistema antigo, poderia chegar antecipadamente a quase 500 municípios pequenos, vizinhos a grandes cidades.

O que é a limpeza de frequência das parabólicas?

Atena 5GO 5G deverá chegar mais rapidamente em mais regiões.Fonte:  Shutterstock 

A faixa de frequência utilizada pelo 5G é a mesma utilizada pelos canais da Banda C, aqueles que são transmitidos pelas tradicionais parabólicas. Por isso, antes que a nova tecnologia de internet móvel seja ativada nas cidades, é necessário que todos os canais da parabólica migrem para a Banda Ku — que opera em uma frequência mais alta — para evitar interferências no sinal das TVs.

Pela decisão tomada ontem, a Siga Antenado — terceirizada criada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo — poderá começar ainda neste mês os trabalhos de “limpeza da faixa”, ou seja, migração do sinal de recepção das TVs parabólicas em todas as regiões metropolitanas e também no entorno de cidades com mais de 500 mil habitantes.

Para continuar recebendo seus sinais de TV aberta com as novas parabólicas, as pessoas deverão comprar os kits, exceto as famílias de baixa renda que os receberão de graça. A instalação deverá ser solicitada à Siga Antenada e é gratuita para todos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.