Eleições 2022: TSE reafirma resultados do 1° turno

1 min de leitura
Imagem de: Eleições 2022: TSE reafirma resultados do 1° turno
Imagem: Getty Images/Alexandre Schneider
Avatar do autor

Equipe TecMundo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou hoje (4) que terminou a contagem definitiva dos votos do primeiro turno das eleições 2022. O órgão reafirmou os resultados obtidos já no domingo (2), que levaram a eleição presidencial para o segundo turno — marcado para o dia 30 de outubro.

Enquanto o resultado já havia sido matematicamente definido na contagem de domingo, o TSE afirma que concluiu a contagem de 100% dos votos, após somar o montante vindo do exterior e de regiões mais afastadas do Amazonas. De acordo com o órgão, nove seções tiveram que fazer voto manual em países como Portugal e Estados Unidos, o que atrasou o resultado integral das eleições.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

"Em todos os casos, a votação manual foi adotada devido ao mau funcionamento das urnas eletrônicas disponíveis ou por problemas logísticos que impediram a chegada do equipamento a tempo", explica a Agência Brasil. "O procedimento é comum a cada eleição, segundo o TSE."

Segundo mostram os dados finais do TSE, a eleição presidencial acabou com Luis Inácio Lula da Silva (PT) na liderança com 57.259.504 votos (48,43%). Já o segundo colocado, Jair Bolsonaro (PL), obteve 51.072.345 votos (43,20%).

O terceiro lugar na corrida presidencial ficou com a candidata Simone Tebet (MDB), com 4,16% dos votos. Ciro Gomes (PDT) encerrou o primeiro turno com uma fatia de 3,04% dos votos, como é possível ver no gráfico acima.

Segundo turno das eleições

Getty Images/Gustavo Minas

O segundo turno das eleições presidenciais está marcado para o dia 30 de outubro, um domingo. Para quem não votou no primeiro turno, ainda é possível participar do pleito no fim do mês.

Além da eleição presidencial, 12 estados também vão definir o cargo de governador durante o segundo turno. Confira quais locais terão a votação dupla no dia 30 de outubro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.