5G será ativado em 5 capitais da região Norte na quinta-feira (6)

1 min de leitura
Imagem de: 5G será ativado em 5 capitais da região Norte na quinta-feira (6)
Imagem: Unsplash

O sinal do 5G puro será ativado em mais cinco capitais da região Norte do Brasil a partir da próxima quinta-feira (6). De acordo com o g1, a decisão foi tomada após reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) nesta terça-feira (4).

A ativação do sinal da quinta geração de internet móvel ocorrerá nas cidades de Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC). Vencedoras do leilão, as operadoras Claro, TIM e Vivo poderão oferecer a conexão aos seus clientes nestas localidades.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No 5G Standalone (SA), como é tecnicamente conhecida a versão “pura” da tecnologia, o usuário pode aproveitar vantagens como maior velocidade de download, conexão mais estável e tempo de latência reduzido, entre outros benefícios. Basta ter um celular compatível com o serviço e estar dentro da área atendida.

O sinal 5G oferece maiores velocidades e outras vantagens.O sinal 5G oferece maiores velocidades e outras vantagens.Fonte:  Unsplash 

Mas é importante destacar que, inicialmente, a disponibilidade do 5G puro pode ficar restrita a alguns bairros nessas cidades, já que o edital do leilão determinou a instalação de uma antena para cada 100 mil habitantes. A tendência é de que a área de cobertura do sinal seja ampliada gradualmente.

Todas as capitais atendidas

Com a chegada do 5G puro às capitais da região Norte, todas as capitais do país passarão a contar com o serviço oferecido na faixa de 3,5 GHz, além do Distrito Federal. Brasília foi a primeira cidade a receber o sinal, no dia 6 de julho.

A previsão inicial da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) era de que todas elas deveriam ter a oferta da tecnologia até o final de julho. Porém, os atrasos na entrega dos equipamentos necessários para a ativação do serviço levaram ao adiamento do cronograma duas vezes.

O próximo passo é a disponibilidade do 5G em cidades menores, com o processo dependendo da instalação de antenas, filtros para evitar interferências e a distribuição dos kits de antenas digitais em substituição às parabólicas convencionais. Conforme a Anatel, todos os municípios do país devem ter o sinal ativado até 2029.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.