Debate presidencial no SBT: assista completo online

3 min de leitura
Imagem de: Debate presidencial no SBT: assista completo online
Imagem: (Fonte: Montagem Terra/Renato Pizzutto/Band/Reprodução)

Atualização: o conteúdo foi atualizado em 26/09 com o vídeo do debate completo. O próximo encontro entre os presidenciáveis ocorre na quinta-feira (29), na Globo.

Texto original:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O próximo debate presidencial na televisão será realizado por um conjunto de veículos de comunicação que reúne SBT, CNN, Estadão, Rádio Eldorado, Veja, Terra e Rádio Nova Brasil para discutir o futuro do Brasil há quase uma semana das Eleições 2022. Quer acompanhar o encontro dos candidatos? Então saiba mais detalhes sobre o programa.

O debate acontecerá no próximo sábado (24), a partir das 18h15 no estúdio do SBT em São Paulo. A transmissão poderá ser acompanhado pelas emissoras do pool de comunicação, bem como por suas redes sociais, que contará com informações de bastidores e comentários.

Quem vai para o debate presidencial?

(Fonte: Estadão/Reprodução)(Fonte: Estadão/Reprodução)

Todos os candidatos de partidos com representação mínima de cinco deputados no Congresso Nacional foram convidados. Isso inclui o líder nas pesquisas Lula (PT), o candidato à releição Jair Bolsonaro (PL), além de Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe D´Ávila (Novo) e Padre Kelmon (PTB).

De acordo com última pesquisa realizada pelo Ipec, na segunda-feira (19), o ex-presidente Lula lidera as intenções de voto. No entanto, ele decidiu não ir ao debate no SBT. Os demais presidenciáveis confirmaram presença na emissora de Silvio Santos.

Veja o debate completo (a partir de 03:51:32)

O debate presidencial deste sábado poderá ser acompanhado ao vivo pela TV ou pela internet. Enquanto os telespectadores devem sintonizar no SBT ou CNN, a oferta pela web contará com vários locais de transmissão.

O SBT conta com um link ao vivo de sua programação no YouTube, disponível no player acima, em que será possível acompanhar o debate presidencial. Além disso, será possível assistir à transmissão nos sites parceiros que realizarão o debate, como CNN, Estadão, Rádio Eldorado, Veja e Terra.

Quais são as regras do debate entre os candidatos à presidente?

Um sorteio definiu o posicionamento e a ordem dos candidatos nas perguntas. O candidato do Novo estará na ponta esquerda, acompanhado pela presidenciável da União Brasil, seguido pelo presidente de honra do PT, caso ele compareça e a candidata do MDB.

Ao centro, estará o jornalista Carlos Nascimento. O atual Presidente da República, que concorre pelo PL, o presidenciável do PDT e o candidato do PTB completam o lado direito da tela.

Quem abre o debate é Simone Tebet, que escolherá qual candidato responderá a sua pergunta. O segundo a questionar é Bolsonaro, seguido de Lula, Ciro Gomes, Soraya Thronicke, Padre Kelmon e, por fim, Felipe d´Avila.

Participação popular

Não haverá público do debate. Apenas os candidatos e quatro assessores poderão estar no estúdio para assistir presencialmente aos quatro blocos que devem durar cerca de duas horas. Em dois blocos, os candidatos respondem perguntas diretas entre si. Nos outros dois, os presidenciáveis respondem aos questionamentos dos jornalistas do pool de comunicação.

Direito de resposta

O direito de resposta será garantido caso o candidato se sinta ofendido moralmente ou pessoalmente. O pedido deverá ser direcionado para o mediador do debate e, no momento da ocorrência ou ao final da fala.

A solicitação será analisada por um grupo de especialistas em direito. Caso concedido, o presidenciável exercerá o direito de resposta dentro o mesmo bloco em que a ofensa aconteceu ou no início do bloco seguinte.

Outros debates na TV

O debate na TV Globo, que acontece na noite de 29 de setembro, é o último entre os candidatos à presidente no primeiro turno, que deve contar com a presença de Lula, mas não de Bolsonaro. Até o momento, o único debate onde todos os candidatos compareceram foi o primeiro, que aconteceu no dia 28 de agosto na Band.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.