Eleições 2022: conheça as propostas de Jair Bolsonaro (PL) para a ciência

2 min de leitura
Imagem de: Eleições 2022: conheça as propostas de Jair Bolsonaro (PL) para a ciência
Imagem: Shutterstock

Este texto faz parte de uma série na qual o TecMundo apresenta as propostas para a ciência brasileira dos quatro candidatos à presidência com os maiores números de intenção de votos segundo a pesquisa Datafolha divulgada em 19 de agosto de 2022.

O plano de governo do candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) aposta na parceria com empresas para estimular a produção científica no país. Sem grandes propostas de financiamento da pesquisa, entretanto, o político deixa o fomento na conta da iniciativa privada.

Jair Bolsonaro (PL) propõe investir recursos privados no desenvolvimento de tecnologia (Fonte: Shutterstock)Cientista trabalha em laboratório de pesquisa (crédito: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

O candidato afirma que o intenso uso de tecnologia é capaz de aumentar a capacidade produtiva do país e reduzir os gargalos logísticos, mas apresenta apenas uma proposta de investimento de recursos públicos na pesquisa.

Segundo o documento, o fomento de estudos na área de energia limpa, como eólica e solar, deve ser feito por meio de editais da Empresa Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Esse setor deve movimentar até 600 bilhões de reais nos próximos dez anos, de acordo com o próprio programa de governo do candidato. Além disso, Bolsonaro ressalta que o próximo mandato será marcado pela redução sobremaneira do uso de óleo e carvão no país.

Implementação de tecnologias

O plano destaca também o potencial brasileiro como produtor de energia a partir de indústrias eólicas off shore e do hidrogênio verde, chamando a atenção para a tecnologia e inovação, ditas como grandes aliadas para alcançar a sustentabilidade.

A chapa, entretanto, afirma que o seu uso "é complexo, pois é preciso um Plano de Governo que consiga integrar áreas distintas, como educação, pesquisa, economia e sustentabilidade."

Ao longo da proposta de governo, Bolsonaro cita o uso de tecnologias nas mais diversas áreas. No que tange ao agronegócio, o governo aposta no desenvolvimento e na incorporação de "novas tecnologias biológicas, digitais e portadoras de inovação como forma de aumentar a competitividade do setor."

O candidato promete que irá levar a conexão 5G a todos os municípios do país nos próximos 4 anos. A chapa também considera que o uso da "inteligência artificial para auxiliar na escolha de soluções ditas 'ótimas' em políticas públicas é um exemplo que deve ser explorado."

O candidato afirma que quer fortalecer o sistema de propriedade intelectual de patentes, marcas, cultivares, desenhos industriais e softwares como meio de projetar o país como parceiro em projetos internacionais de pesquisa científica.

Confira o plano de governo do candidato na íntegra aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.