Nvidia, Arm e Intel padronizam formato de Inteligência Artificial

1 min de leitura
Imagem de: Nvidia, Arm e Intel padronizam formato de Inteligência Artificial

Três grandes companhias da indústria de tecnologia global, Nvidia, Arm e Intel estabeleceram um formato padrão para facilitar o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA). Um white paper foi divulgado pelas empresas mostrando as especificações do 8-bit floating point (FP8) que otimiza o uso de memória e processamento pelos algoritmos.

“O FP8 minimiza os desvios dos formatos de ponto flutuante IEEE 754 com um bom equilíbrio entre hardware e software para acelerar a adoção e melhorar a produtividade do desenvolvedor”, escreveu Shar Narasimhan, diretor de marketing de produtos de treinamento de IA e GPU de data center na Nvidia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Padrão da indústria de Inteligência Artificial

IntelFonte: Intel

A especificação é implementada nativamente na arquitetura GH100 Hopper da Nvidia e no chipset de treinamento Gaudi2 AI da Intel. De acordo com Narasimhan, o FP8 pode chegar ao desempenho, em alguns casos, comparável a 16 bits.

O formato comum de 8 bits beneficiaria outras companhias da indústria de tecnologia, como SambaNova, AMD, Groq, IBM, Graphcore e Cerebras. Essas empresas experimentaram ou adotaram soluções baseadas no FP8 para desenvolvimento de sistemas.

O número menor de bits reduz a demanda por memória para treinar e executar os algoritmos, inclusive com menor largura de banda e uso de energia enquanto os cálculos são acelerados. Porém, algumas bases de dados mais complexas para treinamento de IA requerem 32 bits e, ocasionalmente, 64 bits.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.