Mercado Livre e Amazon lideram o ranking de supermercados online

1 min de leitura
Imagem de: Mercado Livre e Amazon lideram o ranking de supermercados online
Imagem: QuinceCreative/Pixabay

Em um nicho cuja fronteira foi definitivamente aberta para o e-commerce durante a pandemia – o dos supermercados – o Mercado Livre assumiu a liderança com 17% das vendas, seguido de perto pela Amazon(16%) e, mais abaixo, Americanas e Magazine Luiza, ambas com 11%.

Os dados fazem parte da 2ª edição do Índice de Preferência do Consumidor (IPCon), pesquisa da consultoria britânica Dunnhumby cujos dados foram antecipados pela plataforma NeoFeed nesta semana. Feito em maio, o estudo apurou que 83% dos consumidores fizeram compras online nessa categoria no período e que o canal digital foi o preferido por 30% deles no segmento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com fechamento das lojas físicas em alguns períodos e restrições à circulação dentro dos estabelecimentos, as tradicionais redes de supermercados viram muitos clientes migrarem para os cliques virtuais. De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) o setor movimentou, em 2021, R$ 611,2 bilhões no Brasil.

A pandemia virou o jogo

Fonte: Amazon/Divulgação.Fonte: Amazon/Divulgação.Fonte:  Amazon 

Segundo a diretora de marketplace do Mercado Livre, Julia Rueff, o setor de supermercados é o maior segmento do varejo, representando 5% do PIB. Além disso, “tem uma recorrência de oito vezes por mês, muito diferente da média”, explica a executiva ao NeoFeed. Embora sua penetração seja baixa (2%), “a pandemia virou completamente esse jogo”, comemora.

Para se ter uma ideia da “goleada” que os marketplaces estão dando nesse jogo, basta observar que essas plataformas foram o canal escolhido para compra de alimentos por 19% dos consumidores, ao passo que os apps e sites próprios das redes físicas de supermercados registraram uma participação de 9%.

“A vantagem dos players digitais é que eles já são top of mind em itens de alto valor [como produtos de cama, mesa e banho, e eletrodomésticos], e têm experiência na gestão de operações e portfólio online”, explica o country head da Dunnhumby no Brasil, André Rocha. Mas precisam ganhar mais relevância em itens de compra recorrente, alerta.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.