WhatsApp contrata 200 advogados antes das eleições no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp contrata 200 advogados antes das eleições no Brasil
Imagem: Anton/Pexels

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais usado no Brasil. Por isso, antes das Eleições 2022, o mensageiro da Meta criou um grupo de 200 advogados para atender a quaisquer pedidos de juízes na reta final da campanha eleitoral.

Essa precaução do WhatsApp existe justamente pela crescente disseminação de notícias falsas no app. Assim, em caso de decisões e consultas judiciais, o aplicativo já tem os advogados em prontidão para realizar o atendimento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por ter as mensagens protegidas por criptografia, o WhatsApp não faz moderação do conteúdo compartilhado. Em outras redes sociais, como Facebook ou Twitter, onde os posts são públicos, existe a regulação do que é publicado.

Para evitar a disseminação de fake news, o WhatsApp evita o disparo em massa de mensagens e limita o encaminhamento, em grupos ou chats individuais. O mensageiro tenta ainda pedir o banimento, na justiça, de empresas especializadas em disparos de mensagem em massa.

Os usuários podem consultar a veracidade de informações compartilhadas com o número do TSE.Os usuários podem consultar a veracidade de informações compartilhadas com o número do TSE.Fonte:  Torsten Dettlaff/Pexels 

“Nós fechamos todo mês cerca de oito milhões de contas automáticas”, disse Dario Durigan, chefe de políticas públicas para o WhatsApp no Brasil, em entrevista à Reuters, destacando dados globais.

O aplicativo anunciou ainda, na segunda-feira (5), a ampliação da parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) — a ideia é checar informações veiculadas no aplicativo. Todos os usuários podem usar o serviço, entrando em contato com o número do TSE, (61) 99637-1078, e compartilhando as mensagens que geram desconfiança.

Investigações

Em agosto, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou as buscas da Polícia Federal contra um grupo de empresários que apoiam o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato a reeleição.

Eles pregavam, usando grupos do WhatsApp, um golpe de Estado, caso Bolsonaro perdesse a eleição presidencial, de acordo com uma reportagem do portal Metrópoles.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.