Apple é proibida de vender iPhone sem carregador no Brasil

2 min de leitura
Imagem de: Apple é proibida de vender iPhone sem carregador no Brasil
Imagem: Shutterstock/Reprodução

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) determinou a suspensão da venda de iPhones no Brasil nesta terça-feira (6). Em determinação publicada no Diário Oficial da União, a Apple fica proibida de comercializar, a partir do iPhone 12, os dispositivos em território nacional. O motivo principal é a venda dos produtos sem carregador na caixa.

Além da suspensão, o MJSP também determinou a cassação do registro na Anatel dos celulares da Apple a partir também do iPhone 12. O MJSP ainda multou a empresa em R$ 12.275.500 — logo após ser multada na última semana (25), também em R$ 12 milhões, pelo Procon Carioca. "Caso persista nas infrações, a Apple poderá ser considerada reincidente, com a aplicação de novas punições ainda mais graves", diz a Justiça.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Venda casada do iPhone

"As acusações são de venda casada, venda de produto incompleto ou despido de funcionalidade essencial, recusa da venda de produto completo mediante discriminação contra o consumidor e transferência de responsabilidade a terceiros", diz nota do Ministério. Em defesa, a Apple alega que a medida é voltada para precauções ambientais.

iPhone 12Além do iPhone 12, as vendas do iPhone 13 também foram suspensas no Brasil pela Justiça.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) diz que "os argumentos apresentados não foram suficientes, uma vez que a decisão da empresa de vender os aparelhos sem carregador acabou por transferir ao consumidor todo o ônus".

A Senacon também ressalta outras multas de Procons, além de condenações judiciais, mas que a Apple, "até hoje, não tomou nenhuma medida para minimizar o dano e segue vendendo aparelhos celulares sem carregadores". A Samsung, também alvo de processos do tipo, tem fornecido carregadores em um programa chamado "Samsung Para Você".

No despacho de nº 2.343/2022 do Diário da União, é descrito:

"A representada [Apple], que continua a fabricar os carregadores de bateria, propaga, declaradamente, o discurso de que a escolha da compra foi passada ao consumidor, mas, na verdade, é ela quem decidiu o modo de fornecimento de seu produto. Não há elementos para considerar justificada uma operação que, visando, declaradamente, a reduzir emissões de carbono, acarreta a inserção no mercado de consumo de produto cujo uso depende da aquisição de outro, que é, também, comercializado pela empresa".

iPhone 14 chegando

A decisão do MJSP acontece um dia antes do evento "Vamos longe", da Apple, que acontecerá na quarta-feira (7) às 14h (horário de Brasília). Na ocasião, a empresa deve fazer o anúncio oficial da linha iPhone 14 de celulares.

TecMundo entrou em contato com a Apple Brasil, que não forneceu um posicionamento sobre o caso até então. O site da empresa continua, na manhã de hoje, vendendo os celulares da linha iPhone 12 e iPhone 13 normalmente. A Apple ainda pode, entretanto, recorrer da decisão.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.