É seguro investir em commodity? Saiba mais

3 min de leitura
Imagem de: É seguro investir em commodity? Saiba mais
Imagem: Pixabay/drpepperscott230/Reprodução

O mercado de commodity teve retração após o crescimento de preços causado pela pandemia de covid-19 e a Guerra na Ucrânia, mas a perspectiva a longo prazo é de um superciclo de alta. Isso gera uma oportunidade única para investidores ganharem dinheiro com produtos que são básicos na economia global.

No entanto, é necessário conhecer as características e as possibilidades de aplicação de recurso, uma vez que é possível negociar diretamente as commodities ou investir em papéis e índices que têm rendimentos atrelados a esse tipo ativo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Continue a leitura e confira como investir com segurança!

O que é commodity?

(Fonte: Pixabay/Reprodução)(Fonte: Pixabay/Reprodução)Fonte:  Pixabay/????? ??????????/Reprodução 

Uma commodity é uma mercadoria em estado bruto com pouca diferenciação, produzida em larga escala e negociada em qualquer local do mundo de acordo com a oferta e procura internacional. O produto pode ser uma matéria-prima necessária para a indústria ou mesmo um artigo final destinado ao consumidor.

As commodities podem ser de origem agrícola (como soja, milho, trigo), pecuária (carne bovina ou suína), mineral (petróleo, gás natural, minério de ferro), financeira (dólar, euro, ouro) e até ambiental (água, energia e créditos de carbono).

O Brasil é uma potência nesse mercado, com empresas de atuação global com papel relevante na economia nacional.

Opções de investimento

O investidor pode negociar as commodities diretamente, comprando e vendendo os produtos em estado bruto. Entretanto, a forma mais comum de investir no setor é de forma indireta, por meio de corretoras de valores.

Os principais ativos relacionados ao mercado de commodity são ações de companhias que produzem esses artigos, a exemplo da Petrobras, da Vale e da Eletrobras. Esses papéis podem ser negociados na bolsa de valores e sofrem influência de acordo com a cotação internacional dos produtos.

Outra opção é investir em exchange-traded fund (ETF), um fundo de investimento que replica o índice de volatilidade dos ativos relacionados a commodities. Essa aplicação é gerida por um especialista que realiza os investimentos de acordo com a estratégia previamente definida.

Os investidores mais arrojados podem, ainda, negociar contratos futuros de commodities. Nesse tipo de ativo, é estabelecido um preço do produto, como o café arábica, em determinada data.

Quando chega o vencimento, se o valor do derivativo está maior, o investidor obtém lucro. Se o preço for menor, a aplicação gera prejuízo.

Quais são as vantagens de se investir em commodities?

(Fonte: Pixabay/Bishnu Sarang/Reprodução)(Fonte: Pixabay/Bishnu Sarang/Reprodução)Fonte:  Pixabay/Bishnu Sarang/Reprodução 

Commodities são produtos que podem ser estocados e ter durabilidade a longo prazo, sem comprometer a qualidade. Isso permite ao investidor esperar o melhor momento para a compra e a venda, lucrando com as oscilações do mercado.

Os ativos são negociados em todo o mundo, pois os artigos são importantes para o desenvolvimento de qualquer economia. Os recursos investidos no setor são realizados em alta escala, o que garante a liquidez dos papéis.

Além disso, o investimento no setor funciona como uma boa maneira de diversificação. Para reduzir os riscos das aplicações, o investidor precisa buscar diferentes ativos para formar a carteira. Caso um setor entre em baixa, outro pode estar em alta, equilibrando os rendimentos.

Riscos do investimento

As commodities, no entanto, apresentam riscos que não podem ser ignorados pelos investidores. As operações só geram lucro se houver diferença entre o preço de compra e o de venda. Como o mercado é muito volátil, isso pode causar prejuízo, especialmente para iniciantes no setor.

Isso acontece, principalmente, no caso dos contratos futuros, que permitem a negociação com a alavancagem. Esse tipo de investimento é direcionado para especuladores e permite a aplicação apenas de parte do recurso total, e o investidor paga ou recebe apenas pela diferença de preço.

A aplicação em commodity também sofre influência de instabilidades climáticas ou de recessão global. Uma estiagem prolongada ou o excesso de chuvas, por exemplo, podem gerar quebra de safra, reduzindo a qualidade dos produtos agrícolas, assim como uma crise econômica pode causar menor demanda, o que derruba o preço dos ativos.

É hora de investir em commodities?

A hora certa para investir em commodities depende da estratégia de cada pessoa e do contexto de cada mercado. Os negócios mais seguros no setor são obtidos a longo prazo. Quanto menor é o prazo da aplicação, maiores são os riscos.

Cada commodity tem uma dinâmica própria que deve ser considerada pelo investidor. O melhor momento para investir em ativos relacionados a petróleo pode não ser uma oportunidade para comprar ouro, por exemplo.

Como investir com segurança

Antes de realizar qualquer tipo de aplicação, é importante procurar conhecer o mercado de atuação, as características dos ativos e os contextos econômico e político em que os produtos estão inseridos.

Para investir com segurança em commodities, uma assessoria especializada é fundamental, sobretudo para investidores que estão começando nesse ambiente de negócios.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais e deixe seus colegas cientes da segurança de investir em commodities. Aproveite e fique de olho no TecMundo para receber essa e outras informações importantes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.