Amazon processa 10 mil grupos do Facebook por reviews falsas

1 min de leitura
Imagem de: Amazon processa 10 mil grupos do Facebook por reviews falsas
Imagem: Amazon

A Amazon anunciou na segunda-feira (18) que está processando mais de 10 mil grupos do Facebook, responsáveis por esquema de reviews falsas no qual, mediante recompensas ou pagamentos em dinheiro, uma multidão de pessoas concorda em postar avaliações enganosas de produtos.

Esses recrutadores globais de revisores falsos têm operado principalmente nas vitrines online da gigante do ecommerce nos EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Japão e Itália. A Amazon tem relatado o problema ao Facebook, e garante que suas medidas já “fecharam vários grandes corretores de revisão”, em conjunto com processos judiciais, como os de ontem, que vêm ocorrendo desde 2015.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Entre os grupos da rede social responsáveis por avaliações ilegítimas, a Amazon citou nominalmente o “Amazon Product Review”, que, à época de sua remoção no início deste ano, contava com mais de 40 mil membros. Não é difícil imaginar a imensa quantidade de produtos de qualidade duvidosa promovidos artificialmente pelo esquema.

Como a Amazon descobriu o esquema de fake reviews?

Fonte: Facebook/Reprodução.Fonte: Facebook/Reprodução.Fonte:  Facebook 

Em uma publicação em seu site, feita em junho do ano passado, a Amazon diz ter detectado “uma tendência crescente de maus atores tentando solicitar avaliações falsas fora da Amazon, principalmente por meio de serviços de mídia social”. Isso levou a uma denúncia de mais de mil grupos de vendas de avaliações falsas no Facebook apenas no primeiro trimestre de 2021, o triplo do ano anterior.

Não se sabe até que ponto o possível fato de subestimar uma pequena indústria de atores ganhando dinheiro por fazer produtos ruins parecerem bons permitiu que a operação fosse seguida por outros falsários e atingisse proporções planetárias. A Amazon garante que o problema se deu pela negligência das empresas de mídia social.

De uma forma ou de outra, a questão das avaliações falsas – assim como as fake news – continuam representando um sério desafio que as mídias de internet ainda não conseguiram resolver. Mas é também um alerta para aqueles que acreditam nesse tipo de informação, na qual muita gente ganha dinheiro para mentir.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.