Após testes, Ethereum 2.0 está mais próximo do lançamento

1 min de leitura
Imagem de: Após testes, Ethereum 2.0 está mais próximo do lançamento
Imagem: Shutterstock

Em sua caminhada lenta, mas segura, em direção à sua tão propagada “Fusão”, o Ethereum realizou na quarta-feira (6), mais um teste preparatório para a migração para uma blockchain prova-de-participação (PoS na sigla em inglês). A atualização, que deve tornar a criptomoeda mais rápida e barata de usar, foi testada na rede de testes públicos Sepolia.

Esse tipo de testes – o penúltimo antes da Fusão definitiva – é feito em “testnets”, redes que permitem que os usuários de uma blockchain experimentem a nova tecnologia, antes que ela seja efetivamente lançada na “mainnet”, a rede principal. Esse “ensaio” é fundamental, principalmente no caso da Ethereum, segunda maior criptomoeda do mercado, que movimenta bilhões em fundos de terceiros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Substituindo o consenso

O Ethereum usa hoje o mecanismo de consenso prova-de-trabalho (PoW), o mesmo do Bitcoin, que emprega, literalmente, uma prova de trabalho computacional – a mineração – que determina que cada bloco do blockchain verifique de forma independente as transações registradas nele, mediante a resolução por tentativa e erro, de algoritmos criptográficos.

Na PoS, a figura do minerador é substituída por outros atores – os validadores –, que autenticam as transações e mantêm a rede funcionando, executando o staking (bloqueio) de uma determinada quantidade de criptomoedas nativas da rede.

Como as recompensas neste tipo de consenso são proporcionais à quantidade de moedas investidas, o seu custo-benefício se torna maior quando comparado ao PoW, pois aqui não há mineração, o que elimina o altíssimo consumo elétrico das máquinas. Assim que as revisões do Sepolia forem concluídas, o teste final na rede Goerli será realizado, para permitir que a Fusão possa acontecer ainda neste ano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.