Proteus: conheça o 1º robô autônomo da Amazon para armazéns

1 min de leitura
Imagem de: Proteus: conheça o 1º robô autônomo da Amazon para armazéns
Imagem: Amazon

A Amazon anunciou, na terça-feira (21), o seu “primeiro robô móvel totalmente autônomo”, que será utilizado nos galpões da empresa para mover grandes carts de cargas. Batizado de Proteus, o robô é totalmente seguro para circular livremente ao lado dos funcionários, segundo informações da gigante do ecommerce, ao contrário dos modelos anteriores, que operavam em lugares separados.

Para isso, todos os modelos Proteus são construídos com “tecnologia avançada de segurança, percepção e navegação”. Em um vídeo sem som divulgado pela Amazon no YouTube (veja abaixo), é possível ver uma luz verde acesa na frente dos robôs enquanto eles se movem. Se um humano passa na frente do feixe, o robô para.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Na postagem chamada “10 anos de robótica na Amazon”, a empresa anunciou também outros sistemas automatizados, como o Cardinal, um braço robótico capaz de levantar e mover pacotes com até 23 kg, que deverá estar presente em todos os seus armazéns no ano que vem.

A Amazon substituirá seus funcionários por robôs?

Embora existam projeções afirmando que a Amazon poderá experimentar em breve dificuldades para encontrar trabalhadores, o líder da divisão de robótica da companhia, Tye Brady, afirmou à revista Forbes que “substituir pessoas por máquinas é apenas uma falácia”, um tipo de filosofia que pode levar qualquer empresa à falência.

De acordo com a Amazon, os robôs são destinados a desempenhar um papel complementar em tarefas que humanos não são capazes de operar com segurança ou rapidez. Nesse sentido, outra postagem da empresa mostra um sistema de câmeras que reconhecem embalagens continuamente para digitalizar etiquetas, permitindo que os funcionários dispensem seus scanners manuais.

Em sua primeira carta aos acionistas divulgada em abril, o CEO da Amazon, Andy Jassy, prometeu abordar de forma sistêmica as altas taxas de lesões nos armazéns da empresa. Nesse sentido, os novos robôs chegam com a missão de ajudar a melhorar a segurança.


smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.