menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Ministério Público do DF cria unidade especializada em criptomoedas

O lançamento oficial da 'Crypto' será em solenidade nesta terça, dia 7 de junho

schedule06/06/2022, às 18:30

Ministério Público do DF cria unidade especializada em criptomoedasFonte:  Money Times 

Imagem de Ministério Público do DF cria unidade especializada em criptomoedas no tecmundo

O Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT) criou uma unidade especializada em criptomoedas. O lançamento oficial da Unidade Especial de Cryptoativos (Crypto), como foi chamada, será realizado nesta teça-feira, 7 de junho.

Essa é a primeira unidade especial de ativos digitais dentro de um Ministério Público e mesmo outras instituições do Brasil. De acordo com uma nota oficial do ministério, o conceito de ativos digitais aplicado engloba as representações de valores que só existem no meio virtual cujas transações não precisam ser intermediadas por uma instituição financeira ou banco central.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Uma pesquisa da Anvisa revelou que, no final de 2021, mais de 30% dos brasileiros já utilizavam criptomoedas. (Unsplash / Money Times)Uma pesquisa da Anvisa revelou que, no final de 2021, mais de 30% dos brasileiros já utilizavam criptomoedas. (Unsplash / Money Times)

Entre as atribuições da unidade Crypto, estarão:

  • Criar treinamentos e manuais sobre os ativos digitais para o Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios, Poder Judiciário e polícias locais.
  • Dar suporte a promotores de Justiça, outros Ministérios Públicos e polícias do país em demandas que envolvam criptomoedas.
  • Gerenciar e operar ferramentas de rastreio de ativos nas blockchains adquiridas pelo MPDFT.
  • Promover ações que orientem a população sobre o uso seguro de criptomoedas.

Em setembro de 2021, o Ministério Público do DF já havia criado um grupo com procuradores, promotores de Justiça e especialistas para investigar a evolução tecnológica dos ativos digitais e seus impactos jurídicos, por exemplo. Outro de seus afazeres envolvem estudos sobre a criação de uma possível criptomoeda nacional