Twitter: Bill Gates é acusado de pagar ONGs contra Elon Musk

1 min de leitura
Imagem de: Twitter: Bill Gates é acusado de pagar ONGs contra Elon Musk
Imagem: Shutterstock

Nesta quarta-feira (25) Elon Musk reagiu a uma reportagem sobre a participação de Bill Gates em organizações que fizeram campanha contra a sua aquisição do Twitter. Em resposta a uma publicação no microblog, Musk disse que a atitude do ex-chefe da Microsoft foi um “movimento babaca”, em tradução livre.

O site de extrema-direita Breitbart News acusou a Fundação de Gates de ter doado “centenas de milhares” de dólares para 11 das 26 organizações que assinaram uma carta aberta contra a aquisição do Twitter. O documento solicitou aos patrocinadores do Twitter que boicotassem a empresa caso Musk revertesse as políticas de “censura” da plataforma.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O relatório investigou pesquisas e análises da Foundation for Freedom Online (FFO), para conseguir rastrear as transações da Fundação Bill & Melinda Gates para a New Venture Fund. Os dados mostram que foram realizadas 102 transações em dinheiro que totalizam US$ 457 milhões, ou R$ 2,1 bilhões em conversão direta, desde 2008.

Musk e Gates já possuem um histórico de desavenças (Fonte: Getty Images/Reprodução)Musk e Gates já possuem um histórico de desavenças (Fonte: Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images 

Quem financia as organizações?

O motivo da pesquisa feita pela FFO foi um tweet de Musk que questionava quem financiava as organizações que “querem controlar seu acesso à informação”. No início do mês, 26 organizações não governamentais assinaram uma carta pedindo o boicote do Twitter, caso o bilionário realizasse mudanças na moderação de conteúdos na plataforma.

Segundo a reportagem, foi descoberto que alguns dos grupos teriam sido financiados ou vinculados ao filantropo bilionário George Soros e aos ex-presidentes dos Estados Unidos, Bill Clinton e Barack Obama.

A carta diz que “a aquisição do Twitter por Elon Musk vai envenenar ainda mais nosso ecossistema de informações e será uma ameaça direta à segurança pública, especialmente entre aqueles já mais vulneráveis e marginalizados”.

“Sob a gestão de Musk, o Twitter corre o risco de se tornar uma fossa de desinformação, com sua marca anexada, poluindo nosso ecossistema de informações em um momento em que a confiança nas instituições e na mídia já está em baixa”, finaliza.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.