The BRIEF

Por que os celulares Xiaomi estão mais caros? Presidente explica

Uso de componentes de alta tecnologia mesmo em smartphones intermediários elevou preços, diz fabricante

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

20/05/2022, às 07:00

Por que os celulares Xiaomi estão mais caros? Presidente explica

Fonte:  Shutterstock 

Imagem de Por que os celulares Xiaomi estão mais caros? Presidente explica no tecmundo

O presidente da Xiaomi, Wang Xiang, explicou durante uma conversa com investidores os motivos que levam os smartphones da marca a ficarem cada vez mais caros. Além dos altos preços no Brasil, que chegam perto dos R$ 10 mil no Xiaomi 12, a empresa fez elevações no valor dos produtos na China.

A preocupação foi levantada com a divulgação do mais recente relatório financeiro da companhia, que registrou um acréscimo de 14% no valor dos smartphones da fabricante chinesa do começo do ano passado para o início de 2022.

Foi inevitável

Segundo Xiang, o motivo é a adição de peças e recursos de ponta nos aparelhos, o que tem acontecido com uma frequência cada vez maior. Dessa forma, naturalmente os modelos ficam mais poderosos e, por causa do custo dessa produção, acabam saindo mais caros para o consumidor. 

As novas tecnologias estão encarecendo os celulares da XiaomiAs novas tecnologias estão encarecendo os celulares da Xiaomi

A fabricante até promete continuar oferecendo celulares acessíveis e segue com uma enorme base de usuários ativos, mas reconhece a mudança de posicionamento. "Na medida em que colocamos mais e novas tecnologias nos smartphones, nós precisamos de mais apoio de ponta no hardware. Assim, o preço médio de comercialização do celular vai continuar aumentando", explica o executivo.

E por aqui?

Xiang não chegou a detalhar o quanto isso impactou no preço ou o envolvimento de outros fatores, como a escassez de semicondutores na indústria, medidas de isolamento da pandemia e crises políticas como a guerra na Ucrânia.

Apesar de a explicação ser direcionada principalmente para o mercado chinês, a transformação da Xiaomi de marca mais barata para companhia que lança produtos premium é notável no Brasil: por aqui, o Xiaomi 12 foi lançado há algumas semanas por R$ 9.499,99.

Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.


Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Fontes