Inscrições para o Enem estão abertas até 21 de maio; veja detalhes

1 min de leitura
Imagem de: Inscrições para o Enem estão abertas até 21 de maio; veja detalhes
Imagem: Shutterstock

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, tiveram início na terça-feira (10) e irão até o dia 21 de maio. Na edição 2022, os participantes do exame poderão fazer o pagamento da taxa de inscrição através de PIX ou cartão de crédito, além do tradicional boleto bancário.

As pessoas que optaram por solicitar a isenção da taxa de inscrição poderão consultar o resultado dos recursos diretamente na Página do Participante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza a prova de admissão à educação superior, alerta que a aprovação dos pedidos de dispensa do pagamento da taxa não garante a inscrição no exame.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte: Inep/Divulgação.Fonte: Inep/Divulgação.Fonte:  Inep 

Como será o Enem 2022?

Neste ano, a taxa de inscrição no Enem, tanto na versão digital como na impressa, foi mantida no mesmo valor de R$ 85. O vencimento da Darf é no dia 27 de maio. A participação no certame só estará completamente garantida depois da confirmação do pagamento da taxa, exceto para os que já obtiveram a isenção, e necessitam apenas se inscrever na Página do Participante.

As provas do Enem serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. No caso dos testes impressos, será adotado o horário de Brasília: os portões serão abertos às 12h e o fechamento às 13h. O início das provas ocorrerá às 13h30. O encerramento do Enem, no primeiro dia de provas, será às 19h, e no segundo dia às 18h30.

O exame terá quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma redação em língua portuguesa.

No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos (língua portuguesa, literatura e língua estrangeira) e de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), além da redação. No segundo dia, as provas aplicadas serão de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.