Qual é a diferença entre razão social e nome fantasia?

1 min de leitura
Imagem de: Qual é a diferença entre razão social e nome fantasia?
Imagem: Shutterstock

Será que existe  diferença entre razão social e nome fantasia?  Se você pensa em abrir uma empresa precisa conhecer as características próprias de cada um desses conceitos. Afinal, um dos primeiros passos é a escolha do nome empresarial.

Por isso, com o objetivo de ajudar nesse processo, veja neste post, a diferença entre razão social e nome fantasia e conheça as situações em que são aplicados na prática.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O que é razão social?

A razão social é o nome jurídico da empresaA razão social é o nome jurídico da empresaFonte:  Fonte: Shutterstock 

De forma simples, é possível afirmar que a razão social é o nome jurídico da empresa, registrado no cartório e em outros órgãos governamentais. Esse é o registro que será usado nos documentos e transações legais, por exemplo:

  • Contratos em geral;
  • Nota fiscal;
  • Licenças e certificados.

Outro fator interessante é que o título da razão social inclui o tipo empresarial, como:

  • LTDA (Sociedade Limitada);
  • SA (Sociedade Anônima);
  • EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).

Além disso, é válido destacar que no caso do MEI (Microempreendedor Individual) a razão social é formada automaticamente pelo nome completo do empreendedor seguido do número do CPF (Cadastro Pessoa Física).

O que é nome fantasia?

O nome fantasia é utilizado na apresentação comercial, como panfletos e cartões de visitaO nome fantasia é utilizado na apresentação comercial, como panfletos e cartões de visitaFonte: Fonte: Shutterstock 

O nome fantasia é aquele que tem a finalidade comercial, ou seja, é o modo como a empresa será conhecida pelo público. Dentre outras situações, esse registro é rotineiramente usado em:

  • Cartões de visita;
  • Panfletos;
  • Fachada;
  • Sites e redes sociais.

Em geral, ao escolher um nome fantasia a principal intenção do empreendedor é optar por um título que seja fácil de memorizar e que auxilie na identificação da área de atuação e dos serviços prestados pelo empreendimento.

Qual é a diferença entre razão social e nome fantasia?

A principal diferença é que a razão social é um nome jurídico e de uso obrigatório. Já o nome fantasia é uma forma de divulgação comercial da empresa, sendo opcional em alguns casos, como para o MEI.

Além disso, é digno de nota que  o empreendedor pode escolher utilizar o mesmo título tanto na razão social como no nome fantasia. No entanto, isso não é recomendado, visto que pode prejudicar a compreensão do público sobre os serviços ofertados.

Em resumo, a grande distinção entre  razão social e nome fantasia é que cada um tem a sua própria finalidade. O primeiro tem o objetivo de ser utilizado em ações legais e o segundo busca auxiliar no marketing empresarial.





smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.