Huawei inaugura 1ª fábrica inteligente conectada ao 5G em Jundiaí

1 min de leitura
Imagem de: Huawei inaugura 1ª fábrica inteligente conectada ao 5G em Jundiaí
Imagem: Huawei
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Huawei está inaugurando nesta quarta-feira (30), em Jundiaí (SP), a sua Huawei Local EMS Factory, primeira fábrica inteligente de manufatura a usar a tecnologia 5G em suas aplicações no processo produtivo. Para fazer jus ao EMS do nome (Electronic Manufacturing Service), o espaço foi inteiramente equipado com tecnologias de inteligência artificial, nuvem e IoT (internet das coisas), com o objetivo de aumentar a eficiência da produção e a produtividade.

Para conectar uma área de 30 mil m², foram removidas as estruturas físicas de cabeamento e instaladas 14 antenas de 5G. No local são produzidos diversos equipamentos eletrônicos, como como rádios-base, placas processadoras, placas controladoras, entre outros. Essa linha de produção se conecta à rede e funciona com aplicações baseadas no 5G, como câmeras com inteligência artificial embarcada e óculos de realidade aumentada.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte: Huawei Brasil/Facebook/Divulgação.Fonte: Huawei Brasil/Facebook/Divulgação.Fonte:  Huawei Brasil/Facebook 

Mais produtividade

De acordo com o diretor de Ecossistema e Marketing da Huawei, Tiago Fontes, esse modelo operacional que utiliza a quinta geração de rede móvel deverá ser utilizado por outras fábricas no Brasil para ajudar a impulsionar a indústria. Isso porque essa tecnologia é a única que suporta conexão entre máquinas.

Entre as principais novidades, estão as câmeras com inteligência artificial que são utilizadas tanto para monitorar a produção, como também para garantir a segurança dos colaboradores e do ambiente de trabalho. Elas são capazes de detectar erros na linha de montagem, presença de estranhos no ambiente e não uso dos EPIs (equipamentos de produção individual).

A realidade aumentada é outro diferencial utilizado na nova estrutura Huawei Local EMS Factory. A manutenção das máquinas, por exemplo, é feita com uso de óculos de realidade aumentada. Com eles, as equipes conseguem fazer um checklist completo dos equipamentos e reportar informações em tempo real para a central de operações.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.