‘Há mais iPhones no Brasil do que população’, diz Paulo Guedes

1 min de leitura
Imagem de: ‘Há mais iPhones no Brasil do que população’, diz Paulo Guedes
Imagem: Reprodução/Shutterstock

O ministro da Economia, Paulo Guedes, chamou atenção na última sexta-feira (11) após fazer uma declaração incomum sobre o mercado de tecnologia no Brasil. Em discurso feito durante o lançamento do Plano Nacional de Fertilizantes, Guedes afirmou que "há mais iPhones no Brasil do que população".

Segundo ele, a pandemia e a guerra na Ucrânia foram alguns dos responsáveis por lançar o país mais rapidamente para um futuro tecnológico.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“A pandemia nos jogou aceleradamente para um futuro que nós já estávamos vivendo. O nosso presidente já era um presidente digital. Já somos o quarto maior mercado digital do mundo. Tem mais iPhones no Brasil do que população. Os brasileiros têm um, dois iPhones, às vezes”, disse, sem citar a fonte da informação.

"Os brasileiros têm um, dois iPhones, às vezes", disse Guedes

Sobre a guerra entre a Rússia e Ucrânia, o ministro afirmou que a escassez de fertilizantes importados da Rússia foi essencial para a antecipação do Plano Nacional de Fertilizantes. "Estamos trabalhando na matriz de aprofundamento da cadeia produtiva em direção aos fertilizantes. O que essa guerra faz é nos jogar também mais aceleradamente em direção ao futuro."

iPhoneO modelo mais barato no site da Apple, o iPhone SE de 64 GB, pode ser encontrado por R$ 4.199 (Foto: divulgação)

Dado não é preciso

Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas em 2021, no Brasil existem 242 milhões de smartphones, enquanto a população é contabilizada em 212,6 milhões de pessoas. Por isso, a instituição indica que uma parcela da população pode ter dois ou mais celulares.

No entanto, as pessoas que têm os smartphones da Apple ainda são minoria, de acordo com o StatCounter. As marcas mais usadas pelos brasileiros são Samsung (40,54%), Motorola (26,87%), Xiaomi (11,45%) e LG (9,48%). Por último, encontra-se a Apple, com apenas 9,36% do mercado.

Saiba mais: Brasil tem os iPhones mais caros do planeta

A baixa adesão dos brasileiros em relação à merca está motivada, principalmente, pelos preços salgados. O modelo mais barato vendido no site da Apple, o iPhone SE de 64 GB, pode ser encontrado por R$ 4.199.

Imagem: Smartphone Apple iPhone 13 Pro Max, 256 GB
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smartphone Apple iPhone 13 Pro Max, 256 GB

Os novos smartphones da Apple chegaram, agora o iPhone 13 Pro Max está disponível com um design tão bonito quanto resistente, com aço inoxidável de qualidade cirúrgica, Ceramic Shield e resistência à água IP68.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.