Swift: entenda o sistema que pode ser usado como sanção à Rússia

1 min de leitura
Imagem de: Swift: entenda o sistema que pode ser usado como sanção à Rússia
Imagem: Shutterstock

A SWIFT opera como canal de comunicação entre instituições do mundo todo e, entre outras coisas, ajuda a padronizar as transações financeiras internacionais. Como resposta aos ataques da Rússia à Kiev, capital da Ucrânia, o Presidente dos Estados Unidos Joe Biden afirmou que uma possível sanção ao econômica seria a expulsão do país agressor da organização.

Por não haver um consenso entre os países europeus membros da SWIFT, a medida ainda não foi tomada, mas Biden afirmou que a possibilidade ainda existe e depende de como a crise irá se desenrolar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O que é a SWIFT?

A Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais (Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication), como o nome sugere, é um canal direto, seguro e oficial de comunicação que conecta mais de 11 mil instituições financeiras entre mais de 200 países e territórios nacionais.

Apesar de até o momento não haver uma deliberação pela remoção da Rússia da organização, essa medida pode ser uma das sanções econômicas mais duras ao país chefiado por Vladmir Putin, com impactos imediatos e a longo prazo.

Possíveis impactos sobre a economia Russa

Desde a anexação da peninsula da Crimeia, em 2014, a Rússia vem tentando sem sucesso desenvolver seu próprio sistema de transferências financeiras. Isto porque, caso a comunidade européia e Estados Unidos optem pela expulsão, este movimento poderia isolar o país das outras economias mundiais.

Isso bloquearia as negociações do petróleo e gás natural que chegam a representar quase 40% da receita do país, com exploração inclusive na Crimeia que conta com uma das maiores reservas da região.

Uma medida desse porte, entretanto, impactaria também diversas outras economias, especialmente na Europa. Dessa forma, os Estados Unidos estão estudando alternativas mais unilaterais, já que o apoio a essa decisão não deve ser algo fácil de conseguir.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.