1º dia de consulta ao 'dinheiro esquecido' decepciona brasileiros

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Imagem: freepicdiller/Freepik

O primeiro dia de consulta ao site criado pelo Banco Central para consultar recursos esquecidos em bancos e corretoras na segunda-feira (14) conseguiu a façanha de deixar a maioria dos 36 milhões de brasileiros que acessaram a plataforma com sentimentos de frustração e decepção. Isso porque o acesso ao sistema serviu apenas para agendar os próximos passos do processo.

De acordo com a autoridade monetária, isso está ocorrendo para evitar que as consultas ao site valoresareceber.bcb.gov.br (SVR) possam sobrecarregá-lo. Como o valor total estimado para recebimento é de cerca de R$ 8 bilhões, o BC teme que haja uma espécie de "corrida ao ouro" que acabe tirando o site do ar. Por isso, instituiu um agendamento baseado na data de nascimento/criação da pessoa física ou jurídica.

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Se o consumidor se esquecer de entrar no SVR na data agendada pelo sistema, terá direito a fazer um novo acesso "de repescagem" ainda no mês de março. Se ainda assim não acessar, terá mais oportunidades futuras de fazê-lo, uma vez que o dinheiro continuará em seu nome, e disponível para resgate.

Usuários frustrados

Fonte: Banco Central do Brasil/captura de tela.Fonte: Banco Central do Brasil/captura de tela.Fonte:  Banco Central do Brasil 

O jornal O Globo acompanhou o caso do publicitário Newton Alves, de 57 anos, que foi um dos "felizardos" que conseguiram acessar a primeira versão do SVR lançada em janeiro pelo Banco Central (BC), antes que a plataforma saísse do ar devido ao enorme volume de visitas. Na oportunidade, o profissional descobriu que tinha dinheiro a receber.

Com a disponibilização do novo site na noite de domingo (13), Alves animou-se para reaver o seu dinheiro, mas logo descobriu que ainda terá que esperar mais um pouco, pois seu agendamento foi marcado para o dia 11 de março. Achando tudo aquilo um tanto "surreal", o profissional indagou se não "seria muito mais fácil, prático e objetivo se [o SVR] já informasse a quantia, e a pessoa agendasse a transferência". "Decepcionante", concluiu.

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Fontes

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