Herdeiros anunciam e depois negam NFTs de obra de Picasso

1 min de leitura
Imagem de: Herdeiros anunciam e depois negam NFTs de obra de Picasso
Imagem: Associated Press

Falecido em 1973 aos 91 anos, o pintor espanhol Pablo Picasso quase estreou no mundo dos tokens não-fungíveis (NFTs). Entretanto, uma disputa familiar desmentiu e encerrou um projeto envolvendo o artista antes mesmo de ele começar.

O caso começou na última quarta-feira (26), com uma reportagem da Associated Press sobre o anúncio de um projeto envolvendo a neta do pintor, Marina Picasso, e Florian Picasso, filho dela e bisneto do artista.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Eles confirmaram que logo lançariam uma coleção de 1.010 "pedaços de arte digital" de um dos trabalhos em cerâmica de Pablo, que nunca foi visto publicamente e foi moldado pelo artista em 1958. De acordo com os dois herdeiros, essa seria uma forma de aproximar NFTs do mercado de arte de luxo convencional — além de levantar fundos para instituições de saúde e ativismo que alertam sobre mudanças climáticas.

A cerâmica que seria leiloada em forma de NFTs.A cerâmica que seria leiloada em forma de NFTs.Fonte:  Associated Press 

Eles ainda confirmaram que dois leilões seriam realizados em março na tradicional Sotheby's: um para a peça física e verdadeira e outro para os NFTs. "Acho que isso se encaixa dentro do legado de Picasso, porque estamos homenageando ele e a sua forma de trabalhar, que foi sempre ser criativo", explica Florian.

Controvérsia desmentida

No dia seguinte, entretanto, os advogados da família e detentores do espólio do artista a partir da Picasso Administration desmentiram o projeto a partir de uma nota enviada à agência de notícias.

A nota diz que a informação de que os herdeiros do pintor lançariam uma de suas obras digitalmente "é completamente errada" e que o projeto seria uma violação jurídica de suas obras. O principal problema é que Claude Ruiz Picasso, um dos filhos do pintor e atual gerente da Picasso Administration, não concordou com o projeto e, portanto, não autorizou oficialmente a venda.

Além disso, a Sotheby's negou que realizaria qualquer leilão relacionado a um NFT de Picasso. Por isso, agora Marina e Florian farão apenas lançamentos de obras próprias no setor de NFTs — o bisneto é DJ e produtor musical e pretende lançar algo no setor junto de músicos como o rapper Nas e o compositor John Legend. O projeto é chamado de Man on the Beat e nada tem a ver com as obras do lendário pintor.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.