Moderadores do Facebook ameaçam greve por atraso nos salários

1 min de leitura
Imagem de: Moderadores do Facebook ameaçam greve por atraso nos salários
Imagem: Pixabay

Um grupo de moderadores do Facebook na cidade de Austin, no Texas (Estados Unidos), ameaçou entrar em greve por conta dos pagamentos atrasados. Os trabalhadores são contratados da Accenture e prestam serviços de forma terceirizada para a empresa liderada por Mark Zuckerberg, conforme noticiou o The Verge na terça-feira (11).

O problema começou a ser notado no último dia 4, segundo a publicação, quando os trabalhadores identificaram erros na ferramenta que monitora as folgas remuneradas da companhia. Dois dias depois, quando o pagamento deveria ter sido feito, o sistema mostrava muitos contracheques zerados, deixando vários colaboradores sem receber.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por meio do quadro de mensagens interno, os funcionários afetados ameaçaram paralisar as atividades no local até que o pagamento fosse normalizado, em comunicado enviado aos CEOs da Accenture e do Facebook. “Se esses problemas não forem resolvidos imediatamente, uma paralisação do trabalho começará em 7 de janeiro”, ameaçou o grupo.

Os trabalhadores fazem a moderação do Facebook e do WhatsApp.Os trabalhadores fazem a moderação do Facebook e do WhatsApp.Fonte:  Pexels 

Respondendo à mensagem, um diretor da Accenture disse que iria colocar os pagamentos em dia “o mais rápido possível”, mas não informou uma data para a resolução do problema. Ele afirmou ainda que a contratante cobriria taxas e cobranças extras relacionadas ao atraso, já que muitos precisaram fazer empréstimos para quitar o aluguel e comprar alimentos.

Atraso continua para alguns colaboradores

Vários pagamentos foram emitidos depois da advertência, mas pelo menos 50 moderadores da plataforma ainda continuavam sem receber até a noite de segunda-feira (10). Em nota, a consultoria e a Meta confirmaram o problema no sistema de emissão dos contracheques e reafirmaram o compromisso de colocar o salário em dia para todos com urgência.

Os trabalhadores que ameaçaram entrar em greve são responsáveis pela moderação do Facebook, além de lidar com atendimento ao cliente e outros serviços relacionados à rede social. Atividades semelhantes, ligadas ao WhatsApp, também são realizadas por eles.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.