Android 12L deixa desabilitar limitações de apps em segundo plano

1 min de leitura
Imagem de: Android 12L deixa desabilitar limitações de apps em segundo plano
Imagem: Shutterstock

De acordo Jing Ji, do time de desenvolvedores da Google, um patch do Android 12 irá permitir desativar a função PhantomProcessKiller, que limita de maneira agressiva a quantidade de operações subordinadas que um aplicativo consegue rodar. A nova opção já estará disponível desde o lançamento no Android 12L, que é voltado para dispositivos de telas maiores.

De maneira geral isso é uma forma eficiente de evitar que aplicativos consumam muitos recursos de CPU e, por consequência, muita bateria.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Problema para usuários avançados

É comum ferramentas de economia de energia desativarem ou limitarem operações quando elas são colocadas para funcionar em background. Em alguns aparelhos, o Waze pode perder acesso ao GPS quando o app é minimizado para responder uma chamada via Bluetooth, por exemplo. Com isso, é necessário aguardar alguns minutos para o programa voltar a receber informação do satélite e levando o usuário a perder aquele último retorno na estrada.

Boa parte dessas opções podem ser desativadas nas configurações de bateria, mesmo sem Acesso de Desenvolvedor, mas a PhantomProcessKiller não tinha essa opção nem com acesso avançado.

Termux - Emulador de terminal Linux para AndroidTermux - Emulador de terminal Linux para AndroidFonte:  Termux 


Para o usuário padrão isso não deve ser um problema, mas no caso de usuários avançados, aplicativos mais pesados como o emulador de terminal Linux, Termux, a PhantomProcessKiller  encerrava completamente o aplicativo sem que o usuário tivesse qualquer forma de contornar a situação.

Correção está chegando

Um patch que permite desabilitar a ferramenta nas Opções de Desenvolvedor já foi liberado no Android Open Source Program (AOSP) e, de acordo com report no fórum de desenvolvedores da Google, a correção já está integrada ao código do Android 12L como uma das melhorias previstas para a versão especial do sistema. Ou seja, resta agora aguardar pela distribuição ampla da novidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.