Uber vai finalizar operações em Bruxelas após decisão do governo

1 min de leitura
Imagem de: Uber vai finalizar operações em Bruxelas após decisão do governo
Imagem: Shutterstock
Avatar do autor

Há alguns anos, a Uber começou a enfrentar problemas relacionados às legislações dos diversos países em que atua. Agora, a multinacional anunciou que vai deixar de oferecer o serviço em Bruxelas, na Bélgica, já na próxima sexta-feira (26).

Quase dois mil motoristas devem perder seus trabalho na cidade após uma decisão do governo. Tudo começou um ano após a entrada da empresa em Bruxelas, quando a empresa local Taxis Vert entrou com um processo contra o aplicativo, afirmando que o serviço prestado pela Uber não cumpre os regulamentos locais.

Motoristas sem trabalho

Originalmente, a companhia começou as operações no país em 2014 com o UberPop e, desde então, só trabalha com motoristas profissionais com carteira de habilitação VVB — é a mesma categoria de licença usada por motoristas de limusine.

Em 2019, a Uber foi forçada a reajustar os serviços na Alemanha para concordar com as regulações nacionais.Em 2019, a Uber foi forçada a reajustar os serviços na Alemanha para concordar com as regulações nacionais.Fonte:  Shutterstock 

Após o primeiro processo, a Uber reformou os serviços em Bruxelas seguindo os requisitos divulgados pelo governo, contudo, isso não fez as autoridades apaziguarem a situação.

"Essa decisão baseia-se em regulamentações desatualizadas anteriores à chegada dos smartphones e que o governo prometeu reformar por sete anos. Estamos muito preocupados porque dois mil motoristas de Bruxelas [com habilitação] VVB perderão a oportunidade de gerar receitas a partir de sexta-feira", disse o gerente geral de operações da empresa na Bélgica, Laurent Slits.

Após a notícia, dezenas de motoristas de Uber foram às ruas para protestar contra o governo. "A tecnologia está avançando, mas continuamos retrocedendo. Isso não é normal. Não tenho palavras para isso", disse um motorista bruxelense.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.