Vocalista do System of a Down lança NFT e é criticado por fãs

2 min de leitura
Imagem de: Vocalista do System of a Down lança NFT e é criticado por fãs
Imagem: Facebook/System of a Down

O vocalista da banda System of a Down, Serj Tankian, anunciou nesta segunda-feira (22) a sua primeira exposição de arte digital, que contará com vários tokens não fungíveis (NFTs). Mesclando artes visuais com uma seleção especial de músicas, o trabalho estreia em 6 de dezembro.

Intitulada “Not for Touching — The Intangible Composition”, a coleção é composta de 21 peças, que serão colocadas à venda na plataforma CurioNFT. Ela contém obras físicas e virtuais, incluindo versões em NFT animadas e impressões giclée com qualidade de museu e assinadas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A galeria online terá salas interativas nas quais será possível ver animações projetadas pelo especialista em efeitos visuais Roger Kupelian, que trabalhou em filmes como O Senhor dos Anéis e A Invenção de Hugo Cabret. Veja, abaixo, uma das peças:

Em entrevista à Rolling Stone, Tankian disse ter ficado satisfeito com o resultado do projeto. “Os NFTs são a próxima etapa. Com eles, não podemos apenas conectar a música à pintura real, mas também fazê-los dançar. Quanto mais interagimos com múltiplos sentidos, maior o efeito multiplicador artístico”, ele comentou.

Fãs criticam a iniciativa

Se o vocalista do System of a Down gostou da “inter-relação entre criações tangíveis e intangíveis”, alguns fãs não aprovaram seu envolvimento com a tecnologia, devido ao impacto ambiental. A postagem de anúncio da novidade no perfil do músico no Twitter veio acompanhada de críticas.

“Você não escreve músicas reclamando sobre o meio ambiente sendo destruído?”, questionou um deles. Em outro tweet, um usuário do microblog disse que os NFTs “existem puramente para fins lucrativos” e que “a contribuição para a devastação ambiental é apenas a cereja do bolo”.

Em relação a isso, o roqueiro afirmou ter usado o processo “cunhagem preguiçosa”, que reduz as emissões, enquanto o CurioNFT prometeu plantar 12 mil árvores para compensar o impacto. Outra iniciativa anunciada é a doação de 10% do valor arrecadado com as vendas para um programa educacional gratuito realizado em vários países.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.