Alphabet testa robôs para tarefas mundanas em seus escritórios

1 min de leitura
Imagem de: Alphabet testa robôs para tarefas mundanas em seus escritórios
Imagem: Divulgação/ X, Alphabet

Na última sexta-feira (19), o conglomerado de tecnologia Alphabet revelou que 100 robôs protótipos desenvolvidos pelo laboratório de inovações tecnológicas X realizarão funções mundanas em seus escritórios, como a limpeza de mesas, separação de lixo e organização de cadeiras.

As novidades são parte do projeto Everyday Robots, "Robôs Cotidianos" em tradução livre, que pretende oferecer máquinas capazes resolver atividades repetitivas do dia a dia utilizando técnicas de aprendizado de máquina para entender ambientes e se tornar mais eficientes. Como é possível ver abaixo, os pequeninos possuem formato de tubo e um agarrador ligado a um braço flexível.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A unidade 33 abrindo uma porta; os esforçados com certeza assustarão funcionários no escuroA unidade 33 abrindo uma porta; os esforçados com certeza assustarão funcionários no escuroFonte:  Reprodução/The Verge 

Atualmente, um robô é capaz de aprender a realizar uma tarefa complexa em apenas um dia com taxa de sucesso de 90%. Além disso, a equipe afirma que consegue aproveitar algoritmos e ensinamentos oriundos de uma atividade específica, como abrir portas e outros trabalhos, como arrumar cadeiras em uma cantina, por exemplo. O equipamento também pratica uma função virtualmente antes de trabalhar, reduzindo o tempo necessário para aprender no mundo real.

As novidades contam com sensores e câmeras para mapear salasAs novidades contam com sensores e câmeras para mapear salasFonte:  Divulgação/ X, Alphabet 

No momento, os "tubinhos" estão trabalhando nos escritórios de Mountain View na Califórnia, Estados Unidos. "Hoje em dia, muitos robôs ainda operam em ambientes especialmente construídos e iluminados para eles. As tarefas são específicas e configuradas para serem realizadas no momento certo. Mas esta abordagem não funcionará em espaços bagunçados e complexos como as nossas vidas cotidianas", adicionou Hans Peter Brøndmo, chefe de robótica do X.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.