Metaverso é a Black Mirror do Facebook? Usuários comparam

2 min de leitura
Imagem de: Metaverso é a Black Mirror do Facebook? Usuários comparam
Imagem: Netflix/Reprodução

Durante a tarde desta quinta-feira (28) o Facebook realizou o evento Connect, onde a empresa apresentou ao público o conceito de metaverso, ideia que pretende unir tecnologias de realidade aumentada (RA) e virtual (RV) no ambiente físico.

Com o objetivo de criar "um híbrido de experiências sociais online", as novidades chamaram atenção por sugerir tecnologias muito semelhantes às vistas na série Black Mirror. A produção distópica aborda o lado obscuro de diferentes tecnologias do futuro e há quem diga que o evento do Facebook — ou Meta, como é chamada a empresa controladora do Facebook a partir de hoje — está mais Black Mirror do que a própria série. Entenda porquê.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Isso é muito Black Mirror

Entre as novidades está o Horizon Home, uma atualização do serviço de VR já oferecido pela empresa de Mark Zukerberg. Com um Meta Quest 2, os usuários poderão acessar a opção "Party" e fazer festas com os amigos em um ambiente virtual. Lá, cada pessoa terá seu próprio avatar e será possível conversar, assistir vídeos, jogar, entre outros.

Não são poucos os episódios que abordam a tecnologia desta forma — com realidades em uma terceira dimensão juntando virtual e físico. San Junipero, White Christmas e Paytest abordam a mesma temática. Este último, por exemplo, acompanha a história de um jovem que, em busca de dinheiro, aceita ser cobaia de um novo sistema de jogos de RV que funciona por meio de um implante no cérebro.

Nas redes sociais, os usuários relacionaram rapidamente com os episódios:

Outro recurso que ganhou atualizações foi o Supernatural Boxing, o app de VR de luta ganhará novos exercícios utilizados por atletas profissionais. Para alguns fãs, foi impossível não lembrar do fatídico episódio Striking Vipers, em que dois amigos vivem momentos "íntimos" dentro de um jogo de luta em realidade virtual.

Reprodução/FacebookReprodução/Facebook

Para conferir todas as novidades do Metaverso, acesse o link. Mas e você, gostaria de viver com alguma tecnologia mostrada na série Black Mirror? Conta pra nós nos comentários!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.