menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Facebook processa homem que coletou dados de 178 milhões de usuários

Ação judicial cita captura automatizada de informações para serem vendidas em fóruns

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

25/10/2021, às 14:00

Facebook processa homem que coletou dados de 178 milhões de usuáriosFonte:

Imagem de Facebook processa homem que coletou dados de 178 milhões de usuários no tecmundo

O Facebook abriu uma ação judicial contra um ucraniano que coletou dados de 178 milhões de usuários da rede social com o objetivo de vender as informações em fóruns ligados a cibercrimes.

O processo contra o programador Alexander Alexandrovich Solonchenko foi aberto em uma corte distrital da Califórnia e diz respeito a ações do acusado entre janeiro de 2018 e setembro de 2019. Nesse período, ele usou um recurso de webscrapping a partir de uma função chamada Contact Importer, já desativada, para gerar uma base de dados automática de usuários da rede social.

Com o mecanismo, ele foi capaz de sincronizar IDs de usuário com números de telefone e e-mails cadastrados, gerando um documento com as informações. Ele colocou a base de dados à venda em um fórum e teria encontrado um comprador em maio de 2021. Além dessa operação, Solonchenko também seria o responsável por vender dados de um banco e uma empresa de delivery da Ucrânia.

É crime?

Apesar de não ter utilizado nenhum mecanismo tecnicamente ilegal, já que a ferramenta de fato existia no Messenger, a coleta automatizada e realizar atividades fraudulentas são passíveis de punição de acordo com os termos de serviço da plataforma. Ao perceber o uso irregular do Contact Importer, o Facebook desativou a ferramenta em 2019.

O processo, segundo os documentos oficiais da corte, foi aberto para evitar o acesso do programador à rede ou a comercialização dessas informações, mas a punição possível não foi detalhada até o momento.



Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 16 horas