Detran-RJ lança carteira de identidade digital; veja como garantir

1 min de leitura
Imagem de: Detran-RJ lança carteira de identidade digital; veja como garantir
Imagem: Divulgação/ Google, PRODERJ
Avatar do autor

Nesta semana, o Detran-RJ lançou o aplicativo "Identidade Digital RJ" para o acesso ao documento de identidade em celulares de cidadãos Fluminenses. A iniciativa não é obrigatória, tem validade em todo o território do Brasil e é oferecida para apenas maiores de 18 anos devido à Lei Geral de Proteção de Dados.

Para solicitar a versão digita, a identidade precisa ter sido emitida após 5 de abril de 2019, pois esses são os modelos com um código QR na parte interna, que é usado para baixar o modelo digital. Interessados sem a versão atualizada precisarão tirar uma segunda via para usar o novo modelo.

Exemplo de documento no appExemplo de documento no appFonte:  Divulgação/PRODERJ 

Além disso, o aplicativo exige uma revalidação do documento por meio de um processo de autenticação obrigatório a cada 12 meses. O RG vencido precisa ser renovado antes de ser incorporado no app e, caso ele expire após a virtualização, a novidade será bloqueada automaticamente.

Cadastro facilitado

Fruto de uma parceria com o Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (PRODERJ), o aplicativo, que é similar ao já usado na Paraíba, está disponível no Android e iOS. Dito isso, alguns processos de segurança precisam ser seguidos para garantir o recurso.

Primeiramente, baixe o app na loja do seu celular, abra o serviço e conceda as permissões necessárias. Em seguida, escaneie o QR Code na parte de dentro da identidade, faça o reconhecimento facial e crie uma chave de segurança para login.

Vale ressaltar que a conexão com a internet é necessária para validar os dados do portador e acessar a carteira. Também não é possível ter o registro em mais do que um equipamento. Mais dúvidas podem ser tiradas no site do Detran do Rio.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.