'Cão robô' com rifle que acerta alvos até 1,2 km é revelado

1 min de leitura
Imagem de: 'Cão robô' com rifle que acerta alvos até 1,2 km é revelado
Imagem: Divulgação/ Ghost Robotics

A empresa especialista em armas de pequeno porte, SWORD International, revelou seu novo Rifle de Uso Especial Não Tripulado — sigla SPUR, em inglês — montado em um robô quadrúpede Vision 60, da Ghost Robotics.

Exposta durante a convenção anual da Associação do Exército dos EUA, que ocorreu entre os dias 11 e 13 de outubro, a máquina armada utiliza o cartucho Creedmoor de 6,5 milímetros e consegue acertar alvos com precisão em uma distância de até 1,2 quilômetro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O SPUR consegue abrigar 10 munições e tem sensores para operações à noite.O SPUR consegue abrigar 10 munições e tem sensores para operações à noite.Fonte:  Divulgação/ Sword International 

Uma arma capaz de superar Metal Gear

As empresas ainda não afirmaram se este “combo” será comercializado, mas a SWORD explica em seu site que o rifle está com a patente pendente. “[O] SPUR é o futuro de sistemas de armamento não tripulados, e esse futuro é agora”, adicionou a companhia. Ainda não há informações sobre a liberdade que o produto tem para tomar decisões.

Dito isso, o SPUR pode ser aplicado em várias plataformas autônomas e o Vision 60 é citado como exemplo. O rifle também consegue usar munições 7,62×51 milímetros NATO e conta com zoom óptico de 30 vezes.

Os cães robóticos já são utilizados no exército estadunidense. Um esquadrão das forças de segurança da base aérea de Tyndall se tornou a primeira unidade do Departamento de Defesa a usar robôs quadrúpedes em operações regulares em 2020, sendo que os modelos, que também são da Ghost Robotics, patrulham a instituição e percorrem áreas pantanosas.

Questões éticas

Segundo o portal The Verge, a Boston Dynamics tem políticas contra o uso de armas em seus produtos. Porém, o equipamento “Spot” da companhia é usado em uma academia militar francesa para reconhecimento de ambientes e para conscientizar sobre a robotização no campo de batalha.

Também não há leis nos EUA que proíbem o desenvolvimento e aplicação de armas autônomas desse tipo. Mas existe uma campanha mundial de organizações não governamentais para banir esse tipo de armamento chamada Stop Killer Robots, “Pare os Robôs Assassinos” em tradução livre.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.