Chefe da divisão móvel da Samsung vai aos EUA pedir mais chips

1 min de leitura
Imagem de: Chefe da divisão móvel da Samsung vai aos EUA pedir mais chips
Imagem: Samsung
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Embora seja de conhecimento global que a escassez de chips esteja a atrasando a fabricação de diversos produtos, é na produção de smartphones que essa carência tem se manifestado de forma mais severa, com muitos gigantes da tecnologia, como o Google e a Realme sendo obrigados a adiar os seus lançamentos para o ano que vem.

Nesse cenário caótico, até mesmo a Samsung, segunda fabricante de smartphones do mundo, teve que fazer duas viagens aos EUA para pedir processadores. Segundo o site sul-coreano The Elec, o chefe da divisão móvel da empresa, TM Roh, foi pessoalmente nos meses de março e julho, até um fabricante global de chips, possivelmente a Qualcomm, pedir um reforço no fornecimento, mas o pedido foi negado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com o site, “o fabricante global de componentes para processamento disse ao executivo da Samsung que desejava aumentar o fornecimento geral também, mas não poderia aumentá-lo apenas para a gigante sul-coreana de tecnologia”. Inconformado, Roh ainda voltou à carga em uma segunda viagem, desta vez acompanhado de um vice-presidente de compras da empresa. O VP foi deixado na América para voltar só quando resolvesse a pendência.

Não está fácil nem para a Samsung

Fonte: Samsung Newsroom/Flickr/ReproduçãoFonte: Samsung Newsroom/Flickr/ReproduçãoFonte:  Samsung Newsroom/Flickr 

A irritação demonstrada por Roh, segundo as fontes do site, é justificável. Primeiramente porque a Samsung está tendo sérios problemas para cumprir seus cronogramas, tendo alguns produtos, como o Galaxy S21 FE, ameaçados até de cancelamento. Depois, porque é “altamente incomum” que uma empresa do porte da sul-coreana tenha um pedido pessoal rejeitado.

No entanto, aponta o The Elec, esse enfraquecimento do poder da Samsung pode ter como origem sua estratégia de aumentar a terceirização da produção de smartphones por fabricantes de design original (ODMs). Essas empresas, que hoje são responsáveis por quase 20% da produção da sul-coreana, adquirem seus componentes por conta própria, diminuindo o volume global de compras da produtora original.

De qualquer forma, as viagens não foram improdutivas, pois representantes da Samsung admitem ter obtido "algum" volume de componentes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.