iPhone 13: nova onda de covid-19 no Vietnã atrasa entregas

1 min de leitura
Imagem de: iPhone 13: nova onda de covid-19 no Vietnã atrasa entregas
Imagem: Apple/Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Quem comprou o iPhone 13, recém-lançado pela Apple, pode ter que esperar alguns dias a mais para receber o celular. Conforme relata o Nikkei Asia nesta quarta-feira (29), o atraso está relacionado à nova onda de casos de covid-19 no Vietnã, onde são montados os componentes das câmeras do dispositivo.

Fortemente atingido pela variante Delta, o país asiático tem imposto medidas rígidas para conter o avanço das infecções. Em meados de julho, fornecedores de grandes empresas precisaram suspender a produção, só obtendo autorização para funcionar se os trabalhadores dormissem nas fábricas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No caso do novo celular da Maçã, os atrasos são relacionados ao estabilizador ótico de imagem (OIS), componente restrito às lentes do modelo top de linha na geração anterior. Já no iPhone 13, o recurso está presente em mais versões do smartphone, exigindo o aumento da produção para suprir a demanda.

O Vietnã tem enfrentado uma nova onda de covid-19 desde abril.O Vietnã tem enfrentado uma nova onda de covid-19 desde abril.Fonte:  Unsplash 

“As fornecedoras ainda podem produzir os novos iPhones, mas há uma lacuna no fornecimento, porque os estoques dos módulos de câmera estão acabando”, disse um executivo da cadeia de suprimentos. Ainda de acordo com ele, a big tech não pode fazer nada além de “monitorar a situação no Vietnã todos os dias e esperar o aumento da produção”.

Previsão de melhora em outubro

Segundo a publicação, os atrasos na entrega do iPhone 13 devem começar a diminuir a partir de outubro. Isso se deve à retomada gradual do trabalho em uma das fábricas de módulos de câmera no sul do Vietnã, depois de vários meses de interrupções intermitentes.

Enquanto isso, o tempo de espera por um iPhone 13 Pro Max pode chegar a até cinco semanas na China e no Japão e até quatro semanas nos Estados Unidos. Mesmo o iPhone 13 mini, com seu tamanho reduzido, está com entregas atrasadas, levando os compradores a aguardar até 15 dias para recebê-lo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.