Governo deve enviar projeto de regulação de Bitcoin ao Congresso

1 min de leitura
Imagem de: Governo deve enviar projeto de regulação de Bitcoin ao Congresso
Imagem: Pixabay/PIRO4D/Reprodução

Um projeto de Lei (PL) do governo federal para regular o Bitcoin (BTC) e outras criptomoedas será enviado para a Câmara dos Deputados na próxima semana, de acordo com o serviço de informações Brasília Alta Frequência.

O documento do Poder Executivo deve reunir o PL 2303/2015, apresentado pelo deputado Aureo Ribeiro (SD/RJ), o PL 4.207/2020, da senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), o PL 3.949/2019, do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) e o PL 3.825/2019 do senador Flávio Arns (Rede-PR).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As propostas que têm origem no Senado tramitam em fase terminativa, sem necessidade de votação em plenário, na Comissão de Assuntos Econômicos da casa legislativa.

O relator dos PLs, senador Irajá (PSD/TO), chegou a se reunir com o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, e com o diretor de relacionamento, cidadania e supervisão de conduta da autarquia federal, Maurício Moura. Irajá pretende se reunir com todas as instituições envolvidas em outubro e apresentar um relatório final em novembro.

Os PLs dos senadores estão apensados à proposta do deputado Aureo Ribeiro, que está sendo analisada por uma Comissão Especial criada para avaliar a decisão do Banco Central de regular as criptomoedas.

Real Digital

Além de regular as moedas virtuais, Banco Central quer lançar criptomoeda oficial. (Fonte: Pexels/Roger Brown/Reprodução)Além de regular as moedas virtuais, Banco Central quer lançar criptomoeda oficial. (Fonte: Pexels/Roger Brown/Reprodução)Fonte:  Pexels/Roger Brown/Reprodução 

A notícia chega em um momento de crescente interesse governamental pelo mercado de criptoativos. Em agosto, o presidente BC revelou que a existência de diálogo com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para o estabelecimento de normas para as moedas digitais. De acordo com Campos Neto, os brasileiros possuem US$ 40 bilhões em moedas virtuais.

Desde o início de 2020, o BC vem discutindo a criação do real digital. A autoridade financeira já divulgou algumas diretrizes do criptoativo: emissão exclusiva pela autoridade monetária; custódia das instituições financeiras e ausência de remuneração. A expectativa é que a moeda virtual seja lançada até o final de 2021.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.