Seu dispositivo Amazon está com problemas? Saiba o que fazer

3 min de leitura
Imagem de: Seu dispositivo Amazon está com problemas? Saiba o que fazer
Imagem: Shutterstock/Reprodução

Nos últimos meses, os dispositivos da Amazon ganharam cada vez mais sucesso entre os brasileiros. Prova disso é que a Echo Dot de 4ª geração foi o item mais vendido no site durante a Black Friday do ano passado, enquanto o Fire TV Stick Lite foi destaque absoluto na 2ª edição do Prime Day, realizado em junho deste ano.

Antes disso, o Kindle, primeiro dispositivo lançado pela marca, já era amplamente conhecido e utilizado pelos brasileiros desde 2012, quando chegou ao país. Entretanto, com a crescente procura nos últimos anos, os clientes passaram a questionar a garantia e o conserto dos produtos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No site da empresa, consta que os produtos das linhas Echo, Kindle e Fire TV Stick têm 1 ano de garantia, enquanto os demais acessórios, como controle remoto do Fire Stick e o adaptador USB, apresentam apenas 3 meses. Confira a lista completa a seguir.

Garantia limitada de 1 ano

  • Kindle Oasis (8ª geração)
  • Kindle (10ª geração ou anterior)
  • Kindle Voyage
  • Kindle Paperwhite (7ª geração ou anterior)
  • Kindle Paperwhite (10ª geração)
  • Kindle Oasis (9ª e 10ª gerações)
  • Fire TV Stick — Basic Edition
  • Fire TV Stick Lite
  • Fire TV Stick
  • Fire TV Stick 4K
  • Echo (4ª geração ou anterior)
  • Echo Show 5
  • Echo Show 8
  • Echo Show 10
  • Echo Dot (4ª geração ou anterior)
  • Echo Dot (4ª geração ou anterior) com relógio
  • Echo Studio

Garantia de 90 dias

  • Adaptador USB da Amazon
  • Controle remoto Amazon Fire TV (se comprado separadamente de um dispositivo Fire TV)
  • Controle remoto Lite por voz com Alexa (se comprado separadamente de um dispositivo Fire TV)

Segundo a empresa, a garantia só é oferecida quando são apresentados problemas que não envolvem "mau uso, culpa do usuário (negligência, imperícia ou imprudência), fogo ou danos por outras causas externas". Mas, caso o seu dispositivo ou acessório Amazon precise de reparos, o que fazer ao fim do período de garantia?

fire stick tvO Fire Stick TV Lite foi o dispositivo da Amazon mais vendido no Brasil durante o Prime Day 2021. (Reprodução/Shutterstock)

O que fazer após a garantia?

Resumidamente, a Amazon não tem serviços de assistência técnica no Brasil. Em resposta ao TecMundo, a empresa explicou que oferece garantia limitada de até 1 ano para todos os seus dispositivos, exceto o Kindle, que tem garantia de 1 ano para defeitos de fabricação e de 5 anos para demais consertos. Após o período, os consumidores devem usar o Atendimento ao Cliente.

Segundo informações obtidas durante a apuração, cada situação é avaliada individualmente pelo suporte, mas caso o dispositivo esteja fora da garantia e as orientações do Atendimento ao Cliente não resolvam o problema, o usuário "será informado de que a Amazon não poderá mais ajudar".

Segundo Igor Marchetti, advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o cliente deve se atentar a dois pontos. O primeiro é perceber se, após o prazo de garantia, o problema é de fabricação —  "Nesse caso, podemos estar diante da chamada obsolescência programada. Assim, o consumidor pode exigir no prazo de 90 dias da identificação do problema até a reparação do produto pelo fornecedor", ele explicou. No entanto, o especialista ressalta que essa garantia não existe para desgastes naturais ou de má utilização do produto. O segundo ponto que o cliente deve se atentar é nos casos de desgaste natural do produto. "Nessa situação, o consumidor tem direito de acesso à compra de peças de reposição, mesmo após o fim da comercialização daquele produto, por um prazo razoável de tempo. A regra está disposta no artigo 32 do Código de Defesa do Consumidor", disse Marchetti.

Nesse caso, tanto o fornecedor como o importador são responsáveis por garantir essa oferta das peças. "Caso isso não ocorra, o consumidor estará diante de um descumprimento de oferta, podendo, inclusive, pedir o dinheiro de volta pela compra do aparelho nas hipóteses mais drásticas", ele ressaltou.

40% off
Imagem: Fire TV Stick
Imagem: Tecmundo Recomenda

Fire TV Stick

Com novos botões exclusivos para plataforma de streamings e controle remoto por voz com Alexa, o Fire TV Stick da Amazon transforma a sua TV em uma smart com streaming rápido e qualidade de imagem Full HD.

R$ 379,00
smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.