PicPay aposta no open banking e compra fintech Guiabolso

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O aplicativo de pagamentos PicPay anunciou a aquisição de 100% da Guiabolso, fintech precursora do Open Banking no Brasil. A compra visa acelerar a implantação da novidade no marketplace do app, que já oferece cartão, crédito pessoal e empréstimos entre amigos em uma base de 55 milhões de clientes.

Fundado em 2012, o Guiabolso desenvolveu experiência em inteligência de dados para oferecer orientação financeira para 6 milhões de clientes. A fintech se tornou um portal de operações de financiamento, investimentos pessoais e seguros e já concedeu R$ 1 bilhão em empréstimos.

A operação de aquisição envolveu dinheiro e ações, mas os detalhes não foram relevados. Os 200 funcionários da empresa comprada serão integrados aos 3 mil colaboradores do aplicativo. O fundador e presidente da Guiabolso, Thiago Alvarez, terá uma participação minoritária e será o diretor de open banking do PicPay.

Open banking

PicPay adquire expertise em Open Banking com compra do Guiabolso. (Fonte: PicPay/Reprodução)PicPay adquire expertise em Open Banking com compra do Guiabolso. (Fonte: PicPay/Reprodução)Fonte:  PicPay/Reprodução 

O sistema financeiro aberto, ou Open Banking, oferecerá a possibilidade de compartilhamento de informações entre diferentes instituições, mediante autorização do consumidor.

De acordo com o Banco Central (BC), o acesso aos dados dos clientes permitirá aos bancos realizarem ofertas de produtos e serviços aos correntistas de seus concorrentes, representando benefícios ao consumidor, como tarifas mais baixas e condições mais vantajosas.

Com o novo sistema, a movimentação de contas bancárias poderá ser feita a partir de única plataforma, e não apenas pelo aplicativo ou site de cada banco. Caso o cliente possua mais de uma conta bancária ou produtos contratados em diferentes instituições, poderá acessar todas as suas informações em um único ambiente.

Atraso na implantação

A primeira fase do Open Baking foi implantada em fevereiro deste ano, com o compartilhamento de dados dos grandes bancos, como canais de atendimento, localização de agências, caixas eletrônicos e os serviços oferecidos por cada instituição.

A segunda fase, que envolvia o compartilhamento de informações dos clientes, estava prevista para julho, mas foi adiada para agosto. As instituições financeiras pediram mais tempo para finalizar a obtenção de certificação e registro de suas APIs.

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