Amazon destrói cerca de 130 mil itens novos por semana no Reino Unido

1 min de leitura
Imagem de: Amazon destrói cerca de 130 mil itens novos por semana no Reino Unido
Imagem: Bryan Angelo (Unsplash)

O ITV News divulgou nesta segunda-feira (21) que a Amazon estaria destruindo milhões de itens de seu estoque que não são vendidos. Segundo o portal, muitos dos produtos são novos e nunca foram utilizados.

A informação foi revelada por um ex-funcionário da gigante do e-commerce. Ele filmou um dos 24 centros de distribuição que operam no Reino Unido e capturou a chamada "zona de destruição". Lá, a empresa descarta milhares de produtos nunca usados. Entre eles estão Smart TVs, notebooks, drones, secadores de cabelo, fones de ouvido de última geração, livros, milhares de máscaras seladas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com o ex-funcionário — que não quis se identificar na reportagem —, todos esses itens são separados em caixas com a marcação "destruir".

O portal identificou que os produtos são jogados em latas gigantes e despejados em centros de reciclagem ou em aterros sanitários. É importante ressaltar que muitas das mercadorias não haviam sido nem mesmo vendidas e devolvidas.

"A nossa meta era destruir 130 mil itens por semana. Não há razão para o que é destruído: aspirador de pó, MacBooks e iPads; no outro dia, 20 mil máscaras [faciais] de Covid ainda fechadas foram destruídas", conta.

AmazonVárias latas são despejadas com produtos novos em centros de reciclagem ou em aterros sanitários

Quantidade "pequena"

Em um documento vazado de abril, os funcionários tiveram que jogar fora mais de 124 mil produtos novos. Em contraponta, apenas 28 mil itens no mesmo período foram rotulados como "doar".

amazonReprodução/ITV News

Antes de saber da investigação, o diretor da Amazon no Reino Unido, John Boumphrey, contou à ITV News que a quantidade que a empresa destrói é "extremamente pequena".

Após a reportagem, Boumphrey afirmou: "Estamos trabalhando para uma meta de descarte zero de produtos e nossa prioridade é revender, doar para organizações de caridade ou reciclar quaisquer produtos não vendidos. Nenhum item é enviado para aterro no Reino Unido. Como último recurso, enviaremos itens para recuperação de energia, mas estamos trabalhando muito para reduzir o número de vezes que isso acontece".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.