Xiaomi não é mais considerada uma empresa perigosa para os EUA

1 min de leitura
Imagem de: Xiaomi não é mais considerada uma empresa perigosa para os EUA
Imagem: Xiaomi

A fabricante chinesa Xiaomi não vai sofrer sanções do governo dos Estados Unidos e está oficialmente liberada da lista de empresas potencialmente perigosas para o país. A informação parte de um documento oficial, publicado no blog da companhia.

Nesta terça-feira (25), um tribunal distrital de Columbia determinou que o Departamento de Defesa remova a marca da lista de companhias consideradas "empresas militares comunistas". Desse modo, ela está livre de qualquer acusação a respeito do envolvimento com o governo chinês e o uso da infraestrutura para repassar informações.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Isso poderia resultar não apenas em investigações por parte do governo, mas também sanções comerciais, impedimento de comercialização de produtos ou serviços e até proibição de parcerias com fornecedoras de plataformas e componentes — algo que já ocorre com a Huawei desde 2019.

Relembre a novela

O caso começou em janeiro deste ano, quando o governo de Donald Trump classificou a Xiaomi como "empresa militar comunista" e colocou a marca em uma lista de inimigos em potencial.

Como resultado, a fabricante processou o governo dos EUA no mês seguinte e conseguiu uma liminar provisória impedindo as sanções.

O processo seguiu em março sem novidades, até que o governo finalmente cedeu em maio de 2021 e sinalizou a remoção das sanções — medida que só foi oficializada ontem.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.