Celulares da Motorola podem ganhar recarga sem fio e à distância

1 min de leitura
Imagem de: Celulares da Motorola podem ganhar recarga sem fio e à distância
Imagem: Motorola
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

A Motorola fechou nesta quarta-feira (12) uma parceria com a empresa GuRu Wireless para o fornecimento de uma nova tecnologia de recarga sem fio para smartphones.

O recurso é uma forma de transferência de energia over-the-air que não é apenas sem fio, mas também capaz de realizar a recarga a uma distância maior que a de métodos atuais.

Segundo a GuRu, a tecnologia proprietária envolve módulos instalados no dispositivo que realizam a recarga mesmo que o aparelho não esteja próximo a uma superfície de transferência de energia. Tudo acontece a partir de radiofrequência e, segundo a marca, o recurso só será implementado em smartphones após atingir "rigorosos pré-requisitos de qualidade, eficiência de energia e segurança".

Já apareceu antes?

Em janeiro de 2021, uma demonstração feita pela própria Motorola trazia um carregador sem fio com alcance de até 1 metro de distância. O modelo utilizado foi o Motorola One Hyper.

A novidade não recebeu maiores atualizações nos meses seguintes e a empresa envolvida não foi revelada, mas crescem as suspeitas de que na época as negociações com a GuRu já estavam em andamento. No mesmo período, a fabricante chinesa Xiaomi apresentou uma tecnologia parecida, batizada de Mi Air Charge.

Por enquanto, não há previsão para a chegada do primeiro celular da Motorola com a nova tecnologia de recarga remota.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.