Mercado de PCs cresce no Brasil mesmo com preços 23% mais altos

1 min de leitura
Imagem de: Mercado de PCs cresce no Brasil mesmo com preços 23% mais altos
Imagem: Pixabay

A pandemia movimentou o mercado de computadores no Brasil em 2020, e o setor teve alta de 6% nas vendas em comparação ao ano anterior. O crescimento aconteceu mesmo com um forte acréscimo nos preços dos PCs, que ficaram cerca de 23% mais caros.

De acordo com os dados da IDC, o quarto trimestre de 2020 acabou com o preço médio dos PCs de mesa em R$ 3.782, enquanto a cifra para notebooks era de R$ 4.299. OS valores representam um aumento de 23,5% em relação aos três meses anteriores do mesmo ano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A pandemia aumentou os preços, mas estimulou as vendas de computadores.A pandemia aumentou os preços, mas estimulou as vendas de computadores.Fonte:  Pixabay 

Os aumentos no valor ocorreram por causa da pandemia, que prejudicou as cadeias de montagem e distribuição das fabricantes. Além disso, o Brasil sofreu com a alta do dólar e um acréscimo no preço dos fretes, explica Rodrigo Okayama Pereira, analista da IDC.

Pandemia aquece mercado

Mesmo com a alta nos preços, o mercado de PCs registrou crescimento, e parte do motivo também é a pandemia causada pelo coronavírus. Segundo explica a IDC, o isolamento social, trabalho remoto e aulas em casa serviram como estímulo para a aquisição de novos computadores.

De acordo com os dados da empresa, cerca de 6,3 milhões de computadores foram comercializados no Brasil em 2020. Durante o último trimestre, que é marcado pela Black Friday e feriados de fim de ano, as vendas subiram 20,6% em relação ao ano anterior.

Os notebooks são mais populares no Brasil.Os notebooks são mais populares no Brasil.Fonte:  Pixabay 

Durante o último trimestre de 2020, cerca de 1,6 milhão de notebooks foram vendidos no Brasil, indica a IDC. Já a comercialização de desktops no mesmo período ficou casa das 400 mil unidades.

Para 2021, a empresa de pesquisa espera uma alta de 8,6% no setor de computadores no Brasil. Segundo a IDC, a pandemia seguirá movimentando essa indústria e deve estimular o mercado de produtos corporativos, que pode crescer em 17,3% em comparação ao ano passado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.