Juiz libera Xiaomi e decide que empresa não é ameaça para os EUA

1 min de leitura
Imagem de: Juiz libera Xiaomi e decide que empresa não é ameaça para os EUA
Imagem: eStufs
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Um juiz federal dos Estados Unidos cancelou as determinações do Departamento de Defesa do país em relação às atividades da fabricante chinesa Xiaomi. Com a nova ordem, a empresa de eletrônicos não é mais considerada uma "ameaça à segurança nacional" e não sofrerá sanções comerciais ou limitações na atuação dentro do território norte-americano.

A corte definiu que "há um certo ceticismo de que interesses que pesem à segurança nacional estejam envolvidos" na atuação da marca. Desse modo, as barreiras comerciais que seriam aplicadas a partir da próxima semana não terão mais efeito, incluindo a proibição de aquisição de ações por parte de investidores dos EUA.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com a determinação do juiz distrital Rudolph Contreras, a decisão de classificação da marca foi "arbitrária e instável", com a possibilidade de causar danos irreparáveis à companhia.

Alívio

Em nota, a Xiaomi comemorou a decisão do juiz e reforçou a própria inocência. Em um de seus últimos atos, o ex-presidente Donald Trump classificou a companhia como uma "empresa militar comunista", sendo que a fabricante abriu um processo contra o governo para se defender.

Ela foi adicionada a uma lista de companhias chinesas com possíveis laços com o governo e, portanto, utilizada para manobras de espionagem — alegações muito parecidas com as que levaram a Huawei a perder contratos e enfraquecer no setor de smartphones.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.